Grupo de Trabalho foca nos eixos da cultura vocacional e da comunicação no processo de consolidação das iniciativas do programa
Por Guilherme Freitas
O Grupo de Trabalho do Programa Vinde e Vede realizou nova reunião na última quinta-feira, dia 26 de junho de 2025, de forma virtual. O encontro marcou o avanço na consolidação das ações nos eixos de cultura vocacional e comunicação. A iniciativa integra o Plano Estratégico da Província dos Jesuítas do Brasil.
Encontro reafirma direcionamento dos eixos vocacional e comunicacional
No dia 26 de junho, o Grupo de Trabalho do Programa Vinde e Vede se reuniu virtualmente com o objetivo de seguir no processo de consolidação das ações em curso. A reunião foi coordenada pelo atual Secretário para Juventude e Vocações, Pe. Edson Tomé Pacheco Silva, SJ, e pelo atual Coordenador de Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), Ir. Davidson Braga Santos, SJ, e contou com a participação de representantes da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, da Rede Servir e da equipe de comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil.
O grupo retomou os principais pontos levantados em encontros anteriores, organizando as propostas relacionadas aos eixos da cultura vocacional e da comunicação. Essas dimensões foram apontadas como centrais para a atuação do programa, no contexto do Plano Estratégico da Província.
Cultura vocacional: ampliar o entendimento e promover espaços formativos
No eixo da cultura vocacional, o GT reforçou a importância de ampliar o conceito de vocação, valorizando não apenas os chamados à vida religiosa, mas também as vocações laicais e profissionais. Além disso, foram propostas iniciativas formativas e reflexivas que unam missão, identidade e espiritualidade inaciana como expressão vocacional.
Comunicação: integrar, escutar e valorizar boas práticas
No eixo da comunicação, as propostas se concentraram na avaliação do plano estratégico, de maneira que cada vez mais ele promova maior integração entre as obras e canais da Província. Também foi destacada a importância da comunicação enquanto missão institucional, que vá além da função instrumental. Práticas como escuta ativa, diálogo e valorização de experiências já existentes foram consideradas fundamentais para qualificar o alcance e o impacto da comunicação.
Caminhos para a consolidação
Entre os encaminhamentos definidos, está a elaboração de um relatório final com as proposições organizadas nos dois eixos.
O trabalho conjunto do GT do Vinde e Vede segue como expressão do compromisso com a articulação das frentes vocacional e comunicacional da Companhia de Jesus, em sintonia com a missão de acompanhar as juventudes em seus diversos caminhos.