FRENTES APOSTÓLICAS

JUVENTUDE E VOCAÇÕES

Os jesuítas caminham com a juventude e acompanham os jovens, por meio de espaços de acolhida físicos e digitais. Hoje, o trabalho com a juventude e vocações é uma das preferências apostólicas da Companhia de Jesus no Brasil.

Nossos projetos e nossas atividades levam o jovem a perguntar-se pelo sentido da vida. Nossa missão é ajudá-lo na construção de seu projeto de realização pessoal como dom e serviço aos demais.

 

Em nossos Centros de Juventude, espaços, frentes apostólicas e redes sociais da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL, como também no trabalho em rede que realizamos junto das escolas, universidades, paróquias, coletivos etc, promovemos pesquisa, publicação e assessoria a educadores e a organizações juvenis. Proporcionamos experiências que possibilitam a vivência da vocação em Cristo e que promovem a formação integral do jovem. Todas as obras e missões coordenadas pela Companhia de Jesus buscam formar jovens Conscientes, Competentes, Compassivos, Comprometidos e Contemplativos para o serviço à sociedade, onde Deus lhe chama a Amar e Servi

Rede Jesuíta de Educação 

Atenta às questões do mundo e à luz da inspiração inaciana, a Rede Jesuíta de Educação responde, com imaginação e criatividade, aos desafios do mundo contemporâneo, enfatizando sua essência eminentemente humanista

No Brasil, a Rede Jesuíta de Educação é responsável por 17 escolas, colégios e creches, que reúnem mais de 31 mil alunos e quase 2 mil educadores. A Companhia de Jesus mantém ainda seis faculdades e universidades, além de atuar fortemente na área de Educação Popular, por meio de várias iniciativas, como Centro Santa Fé, Projeto OCA (Oficinas Culturais Anchieta), CAC (Centro Alternativo de Cultura) e Fundação Fé e Alegria, que atua em 14 estados, atendendo a mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens.

Rede Jesuíta de paróquias - rede diakonia  

As paróquias, santuários e capelanias jesuítas devem ser “comunidade de comunidades litúrgicas que animem, alimentem e façam crescer a fé do povo, em celebrações religiosas cotidianas e especiais, bem preparadas e inculturadas”.

 

A Rede Diakonia  valoriza o diálogo e a vida comunitária, distinguindo-se por sua espiritualidade inaciana. As paróquias, santuários e capelas são ainda lugares de acolhida e diálogo, que priorizam e diferenciam-se por sua espiritualidade e vida comunitária e, assim, ajudam no processo de unir, pelo Espírito, toda pessoa com Deus e seu Povo.

Rede Jesuíta de espiritualidade - rede servir  

A Rede Servir é coordenada pelo Secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade, que integra o Conselho para a Missão da Província do Brasil. O objetivo desta rede é animar e promover a experiência transformadora da fé, por meio dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, nas suas diversas modalidades. Entre seus aspectos, estão:

1. Colaboração na mesma missão de Cristo, para promover e animar a criação de uma cultura colaborativa na Província a serviço da Igreja do Brasil e da América Latina, envolvendo Jesuítas, Clero, Religiosos(as) e Leigos(as) no serviço apostólico.

2. Serviço da Fé: em um mundo cada vez mais secularizado, é urgente promover a Fé em diálogo aberto com a cultura, com outros credos, com outras religiões e com outros segmentos. Cabe ao Serviço para Colaboração, Fé e Espiritualidade (Secofe) animar e visibilizar esse serviço a partir de nossas Casas de Retiros, Centros de Ensino Superior, sobretudo de Teologia e Ciências da Religião, Centros de Fé e Cultura, Institutos Humanitas e outras obras.

 

Rede jesuíta de justiça socioambiental  

A promoção da justiça socioambiental (apostolado social) é parte essencial da missão da Companhia de Jesus. Para além do campo da educação, da pesquisa, da pastoral e da espiritualidade, a Ordem dos Jesuítas é reconhecida por iniciativas importantes e bem-sucedidas no campo social, tanto na assistência social quanto, em uma perspectiva mais ampla no “serviço da fé e promoção da justiça.” (CG 32ª)
Além dos centros sociais e obras sociais específicas.

Na Província dos Jesuítas do Brasil, foi instituído a partir do segundo semestre de 2016, o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA.
Este Observatório tem como final ser um “Observatório em Rede” ajudando a criar sinergia entre os diferentes Centros Sociais, Obras Sociais e outras frentes apostólicas no sentido de potencializar e multiplicar os impactos da Província em sua incidência na Promoção da Justiça Socioambiental.

 as frentes apostólicas compõe a ampla missão da Companhia de Jesus no Brasil !

embarque nessa conosco!