EIXOS DE ATUAÇÃO DA REDE
EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
Exercícios Espirituais “Por esta expressão, entende-se qualquer modo de examinar a consciência, meditar, contemplar, orar vocal ou mentalmente, e outras atividades espirituais […]. Porque assim como passear, caminhar e correr são
exercícios corporais, também se chamam Exercícios Espirituais os diferentes modos de a pessoa se preparar e dispor para tirar de si todas as afeições desordenadas e, tendo-as afastado, procurar e encontrar a vontade de Deus, na
disposição da sua vida para o bem da mesma pessoa”. [EE 1].
Sendo assim, o Eixo dos Exercícios Espirituais quer proporcionar uma experiência de vida mais profunda, tanto humana quanto espiritual, com a pessoa de Jesus. Experiência capaz de transformar a forma como vemos a vida e nos aproximamos de Deus. À luz da espiritualidade inaciana, desejamos ajudar os jovens a irem além de uma fé apenas teórica. Buscamos oferecer experiências vivenciais de fé para que construam seu projeto de vida baseado no Projeto de Jesus Cristo. Para isso, os Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ), os Exercícios Espirituais de 8 dias e os Exercícios na Vida Cotidiana (EVC) são essenciais aos processos de acompanhamento e formação.
A espiritualidade inaciana é uma das maiores riquezas da Igreja. Compartilhá-la
com os jovens é um compromisso importante de serviço ao povo de Deus. Nesse
sentido, os EEJ são uma ferramenta incrível para aqueles que estão em busca de
discernir sua vocação.
PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO
O carisma inaciano, além de uma mistagogia, deu origem a uma pedagogia, isto é, um modo de ensinar e de aprender. Por essa razão, entendemos que esse importante legado espiritual e educativo, iluminado pelos desafios do mundo juvenil atual, é uma fonte que orienta nossa ação formativa junto a jovens.
Sob esse enfoque pedagógico, assumem-se conceitos claros de pessoa, de sociedade, de Deus e de didática. Inspirada pelos Exercícios Espirituais, a formação deve ajudar as pessoas a desenvolver ao máximo suas potencialidades, exercer sua liberdade, atuar com autonomia, interpretar o mundo em que vivem, aprofundar os conteúdos de sua fé e comprometer-se solidariamente com a sociedade, que inclui os demais e também todo o meio ambiente.
Assim, ao propor um itinerário de formação integral, guiado pelos Exercícios Espirituais e pela espiritualidade que deles deriva, o Programa MAGIS assume processos pedagógicos colaborativos, horizontais e críticos, que respondam aos desafios da realidade juvenil, empreendendo caminhos para formar pessoas competentes, conscientes, comprometidas e compassivas, que sejam lideranças irradiadoras na Igreja e na sociedade.
JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL
“Tudo está interligado”. A nossa preocupação com o meio ambiente deve estar profundamente conectada ao amor genuíno pelos seres humanos. Não desvinculamos compromisso ambiental e compromisso social. Dessa forma, não podemos tratar a natureza e os seres humanos como entidades separadas. Entendemos que ambas as realidades fazem parte de uma mesma rede. Isso exige de nós uma atitude responsável e solidária em relação aos desafios do mundo contemporâneo.
Na Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, acreditamos que esse chamado vem diretamente de Cristo e da consciência das novas gerações. A Justiça Socioambiental é, portanto, um eixo central em nossa atuação com as juventudes. A juventude, com sua crescente consciência crítica, nos desafia a repensar nossas relações com o meio ambiente e a adotar novas práticas, tanto pessoais quanto institucionais.
Os jovens são convidados, através dos Exercícios Espirituais, das atividades pedagógicas formativas e do voluntariado, a viverem a Justiça Socioambiental de maneira concreta. São impelidos a assumirem o compromisso com toda a criação respondendo à sua vocação.
Este trabalho é estruturado em três dimensões:
1. CONHECER: Estudar as crises socioambientais e suas implicações na vida dos jovens e da sociedade.
2. AMAR: Ajudar os jovens a internalizarem os valores de justiça socioambiental, compreendendo a criação de Deus e a importância do cuidado com os mais pobres e vulneráveis.
3. SERVIR: Influenciar o estilo de vida das novas gerações incentivando o cuidado da Casa Comum como parte de seu projeto de vida.
Cuidar da Casa Comum é essencial para a concretização das relações de amor e comunhão que buscamos. Apenas um amor profundo pelo mundo, como Deus o amou, pode garantir a justiça socioambiental, equilibrando desenvolvimento humano e preservação ambiental.
VOCAÇÕES
Toda vocação é dom de Deus! O chamado que Deus nos faz à vida fundamenta todo o servir na alegria de viver. A Companhia de Jesus reafirma o compromisso com a Igreja, no serviço da missão de Cristo, colocando-se como corpo apostólico junto a jovens, como apoio no discernimento vocacional, para ajudá-los na construção de um projeto de vida cheio de esperança.
A vocação cristã é um chamado ao seguimento a Jesus, seja ele realizado através do laicato, do ministério sacerdotal ou da vida religiosa consagrada. Dispomos de instrumentos de animação vocacional que conduzem o jovem a buscar o sentido da vida e seu lugar na construção do Reino. Suas ações provocam os jovens a aprofundar a fé, comprometendo-se com o projeto de vida de Jesus. Assim, são desencadeados processos que levam à construção do projeto de vida pessoal, iluminado pelos apelos do chamado do Jovem de Nazaré.
Dentre os jovens inquietos vocacionalmente, os rapazes que sentem o desejo de conhecer e aprofundar a vocação à Companhia de Jesus são acompanhados individualmente ou em grupo (Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano – GAVI). O processo do acompanhamento é personalizado e o tempo de duração depende da caminhada de cada jovem em particular. Quando o processo do discernimento está aprofundado, o rapaz é convidado a dar mais um passo, ingressando no Plano de Candidatos ao Noviciado da Companhia de Jesus. O Plano de Candidatos é um tempo mais aprofundado do discernimento vocacional, onde o jovem passa a morar numa comunidade de jesuítas, partilhando o pão e a missão.
VOLUNTARIADO E INSERÇÃO SOCIOCULTURAL
Santo Inácio propõe que quem faz os Exercícios Espirituais, ao concluir a experiência, confronte sua eleição feita por meio de experimentos. Através deles, aprende-se mais sobre a própria vocação ao perceber como se reage a diferentes situações: no meio dos empobrecidos, dos doentes, à frente de uma assembleia etc. Por isso, colocamos o Eixo Voluntariado e Inserção Sociocultural como parte fundamental da formação que queremos oferecer.
Esse eixo assume para si a tarefa permanente de cultivar e propor sentidos éticos e de justiça para a missão com jovens, no cuidado solidário com a vida, com os esquecidos, com o meio ambiente e no contato com a diversidade cultural. Desejamos que os e as jovens encontrem no voluntariado uma forma de se somar ao “serviço da fé e a promoção da justiça” e de assumir, assim, novos elementos para seu próprio projeto de vida, a partir do serviço aos demais, superando o individualismo que rege as relações humanas em nossa atual sociedade.
O que identifica a experiência de voluntariado e de inserção sociocultural no Programa MAGIS é que ela acontece nas fronteiras, sejam elas geográficas, econômicas, sociais ou existenciais; são experiências que ocorrem onde outros não querem ou não podem ir. Através deste eixo, desejamos formar pessoas inspiradas em uma fé encarnada, capazes de se comprometer com a transformação do mundo e de reconhecer os e as jovens como sujeitos imprescindíveis na concretização do projeto de Jesus.

A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL é um serviço da Companhia de Jesus que articula, promove e acompanha ações apostólicas com jovens em todo o território nacional.
Ela oferece experiências, formação e acompanhamento para os ajudar a construir um projeto de vida cheio de esperança a serviço da fé e promoção da justiça, formando homens e mulheres para os demais. Isso acontece em espaços como Centros e espaços de Juventudes, paróquias, escolas, universidades, coletivos etc.