SOMOS UMA REDE NACIONAL DE JOVENS
QUE VIVEM O CARISMA INACIANO

As Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus articulam um grande sonho em sua terceira prioridade: nos pedem para caminhar com os jovens e os acompanharem na criação de um futuro de esperanças. 

Nós Jesuítas cremos nos jovens. Através deles, a partir do tempo presente, está sendo criado um novo futuro.

Com entusiasmo, nós e nossos colaboradores a partir de nossos Centros, Espaços e Frentes de Atuação, servimos as juventudes por entendermos que eles são também nosso lugar teológico – encontro com Deus

Dessa forma, investimos e participamos de uma vasta rede que inclui escolas, universidades, paróquias, dioceses, conferências religiosas, episcopais nacionais e internacionais, coletivos etc. Tudo isso para melhor caminhar e acompanhar nossos destinatários. 

Somos uma rede com iniciativas juvenis, enraizada na tradição da universalidade da Companhia de Jesus 

Magis, termo em latim que quer dizer mais, maior ou melhor é algo que caracteriza a profunda experiência do amor de Deus, vivida por Santo Inácio de Loyola e transcrita por ele no livro dos Exercícios Espirituais. Diante da infinita bondade do Pai, Inácio experimentou o desejo de uma resposta que não tivesse limites de entrega. Essa total abertura à vontade de Deus crescia à medida que ele se afetava pelo Cristo e, contemplando sua vida, identificava-se com Ele e seu modo de proceder.

Assim, na espiritualidade inaciana, ser mais é uma interpelação genuína de quem, tendo conhecido internamente a Jesus, busca a radicalidade de uma vida que expressa o seguimento a Ele. É diante d´Ele que nos sentimos chamados a superar-nos, a desafiar-nos, mas também a esvaziar-nos, para responder ao imenso amor de Deus.

magis inaciano, embora nasça do dinamismo natural que leva o ser humano a uma atitude de busca permanente, somente se realiza num modo de sentir e proceder orientado pelo desejo de seguir a Jesus. Essa atitude espiritual que conduz nossas aspirações do bom ao melhor tem como fundamento a novidade inesgotável do próprio Deus, que ama, que chama, não uma vez, mas continuamente.

Assim, a pessoa que, como Santo Inácio, deixa-se impelir pelo magis, é alguém que nunca está satisfeita com a realidade existente e que só no horizonte do Reino vislumbra um sentido de vida, como causa. É alguém que, identificado com o Cristo, sente-se movido ao serviço, desejando escolher somente o que o leva ao fim para o qual fomos criados (EE 23).

Nesse sentido, a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL, com seu conjunto de projetos e ações, intenciona ajudar jovens a encontrar e expressar o magis nos desafios próprios da vida juvenil contemporânea. Sua motivação primordial é conhecer, amar e seguir a Jesus Cristo, encontrando um sentido de vida, como dom e serviço.

Desejamos que tenham um coração atento para escutar os apelos do coração de Cristo, apaixonando-se pelo Reino e colocando-se em movimento na busca do mais na própria vida, na vida da Igreja e do mundo.

O magis é, ao mesmo tempo, algo que desejamos apresentar aos jovens como um projeto de vida e, também, um estilo de ação com jovens. Viver o magis nos impele (a nós jesuítas, colaboradoras e colaboradores, inspirados por Inácio) a romper com o comodismo e com o individualismo e nos anima a uma adesão sincera a um estilo de vida marcado pelo modo de proceder do Cristo.

Desejamos que tenham um coração atento para escutar os apelos do coração de Cristo, apaixonando-se pelo Reino e colocando-se em movimento na busca do mais na própria vida, na vida da Igreja e do mundo.

magis é, ao mesmo tempo, algo que desejamos apresentar aos jovens como um projeto de vida e, também, um estilo de ação com jovens. Viver o magis nos impele (a nós jesuítas, colaboradoras e colaboradores, inspirados por Inácio) a romper com o comodismo e com o individualismo e nos anima a uma adesão sincera a um estilo de vida marcado pelo modo de proceder do Cristo.

Conheça o Diretório da Rede Inaciana de Juventude