Um ano de Ser Mais com os Demais: campanha em avaliação

Compartilhe :
Facebook
Email
X
LinkedIn
WhatsApp
Grupo articula nova fase da Campanha Ser Mais com os Demais em reunião virtual

Grupo de trabalho se reuniu para avaliar o percurso da Campanha Ser Mais e considerar novos caminhos

Por Guilherme Freitas

A Campanha Ser Mais com os Demais completou um ano de mobilização em torno da cultura vocacional. Para avaliar os frutos dessa caminhada e considerar novos rumos, o grupo de trabalho articulador reuniu-se no dia 25 de junho. A possibilidade de continuidade da campanha está em processo de discernimento.

Um ano de cultura vocacional em rede

Lançada em julho de 2024, a Campanha Ser Mais com os Demais celebra seu primeiro ano de atuação. Para marcar esse momento, o grupo de trabalho responsável pela iniciativa promoveu uma reunião virtual no dia 25 de junho. A reunião foi conduzida pelo Ir. Ubiratan de Oliveira Costa, SJ, Diretor do Centro MAGIS Burnier, e pelo Pe. Edson Tomé Pacheco Silva, SJ, Secretário para a Frente Apostólica Juventude e Vocações e Coordenador do Programa MAGIS Brasil.

Ao longo do encontro, foram partilhadas experiências vividas em diferentes Frentes Apostólicas, além de propostas para uma possível nova fase da Campanha, atualmente em processo de avaliação.

Experiências que inspiram

Representantes de várias Redes e Obras compartilharam como a Campanha impactou seus contextos. Higor Lima, SJ, representante da Rede Jesuíta de Educação no Colégio Anchieta (RS), destacou que “a Campanha repercutiu positivamente entre jovens e professores, servindo de base para eventos como a Semana Literária e ações solidárias durante as enchentes no estado”.

Karoline da Silva Menezes, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), reconheceu os desafios estruturais para implementar a campanha no contexto universitário, mas afirmou: “Estamos animados com a possibilidade de continuidade e vamos buscar ampliar a adesão no próximo semestre”.

A Ir. Maristela Ganassini, FSCJ, parceira da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, partilhou que tem apresentado a Campanha em espaços vocacionais em nível nacional, e sugeriu a produção de um livro com identidade própria, voltado à cultura vocacional e ao discernimento.

Renato Correia Santos, SJ, também da Rede Jesuíta de Educação, afirmou que “a Campanha é uma expressão concreta do trabalho em rede e da sinergia entre secretarias e frentes apostólicas”. Ele informou ainda que será lançado um livro, pela Editora Loyola, fruto do curso para Acompanhadores Vocacionais.

Rumo a uma nova etapa?

Embora ainda em fase de discernimento, a possibilidade de dar continuidade à Campanha foi bem recebida pelos participantes. Segundo o Pe. Edson Tomé, “a Campanha se consolidou como um processo espiritual e pastoral, com impacto real nas obras da Província”.

Douglas Alexander Turri Toledo, SJ, Secretário Executivo do Eixo Vocações da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, reforçou que a Campanha não se limita ao Programa MAGIS, mas diz respeito a toda a Província dos Jesuítas do Brasil. Ele apontou a necessidade de reestruturação da equipe e de um plano de ação para os novos desafios.

Entre os encaminhamentos discutidos estão a elaboração de uma carta oficial da Província comunicando os próximos passos, o levantamento de dados sobre os impactos da Campanha e a produção de materiais como vídeos, depoimentos e cards. Também foi sugerida uma escuta mais qualificada nas obras e uma eventual atualização da identidade visual da Campanha.

Veja tmabém:

Compartilhe :
Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe uma resposta