MAGIS Brasil participa de workshop sobre cultura do cuidado

Compartilhe :
Facebook
Email
X
LinkedIn
WhatsApp
Pe. Hans Zollner, SJ, conduz workshop sobre cultura do cuidado com foco em espaços seguros.

Evento com Pe. Hans Zollner, SJ, reuniu mais de 900 pessoas para discutir estruturas e processos de proteção no ambiente eclesial

Por Guilherme Freitas com informações de Giovani do Carmo

Com o compromisso de promover ambientes cada vez mais seguros e acolhedores para as juventudes, o MAGIS Brasil participou, entre os dias 25 e 27 de junho de 2025, do workshop Safeguarding: estruturas e processos para uma formação integral e promoção de espaços seguros na Igreja Católica. O evento aconteceu em São Paulo (SP), no Auditório do Centro de Eventos & Hospedagem Sagrada Família e no Teatro Bor 2970, reunindo mais de 900 pessoas de todo o país, entre participantes presenciais e on-line.

A atividade contou com a presença do Pe. Hans Zollner, SJ, membro da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores e diretor do Instituto de Antropologia da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Representando o MAGIS Brasil no evento, esteve participando o atual Coordenador dos Eixos Pedagogia da Formação e Voluntariado e Inserção Sociocultural do Programa MAGIS, Giovani do Carmo Júnior.

Formação para uma Igreja mais segura

O encontro foi promovido pelo Núcleo Lux Mundi, serviço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em consonância com a Pontifícia Comissão para a Proteção e Salvaguarda de Menores e Vulneráveis. O objetivo central foi capacitar lideranças religiosas e leigas para a implementação de processos, estruturas e relações que favoreçam a cultura do cuidado em ambientes eclesiais.

A participação do MAGIS Brasil nesse processo é estratégica. A Rede se encontra em fase de construção de seus próprios protocolos de cuidado, em alinhamento com a Província dos Jesuítas do Brasil. Dessa forma, experiências como essa colaboram diretamente com a formação de agentes que possam atuar com responsabilidade e coerência na proteção de menores e pessoas vulneráveis.

Participantes do workshop sobre cultura do cuidado posam para foto oficial do encontro

Fundamentos da Cultura do Cuidado

Durante a formação, Pe. Hans Zollner destacou a importância de compreender o safeguarding não apenas como resposta jurídica aos abusos, mas como um caminho educativo e transformador. A abordagem do assessor centrou-se em três eixos fundamentais: espaços seguros, processos seguros e relações seguras.

“A assessoria do Pe. Hans Zollner, SJ, foi muito interpeladora do ponto de vista da ampla soma de fatores envolvida na promoção de uma cultura do cuidado”, avaliou Giovani. “Ambientes seguros são gerados quando garantimos e promovemos espaços, processos e relações seguras.”

Leia aqui artigos do Giovani do Carmo sobre juventudes: Comprometimento com a humanidade

Metodologia e programação

A programação incluiu momentos de assessoria, oração, trabalhos em grupo e plenárias. As atividades foram organizadas de forma a promover não apenas o aprendizado conceitual, mas também a partilha de experiências e práticas entre os participantes.

No primeiro dia (25), a programação contou com uma apresentação introdutória do Pe. Hans Zollner, SJ. Nos dias seguintes, a estrutura do workshop envolveu turnos de assessoria seguidos de momentos em grupo. Os encontros se iniciaram com oração, refletindo a espiritualidade que permeia o compromisso com o cuidado.

Conexão com a missão da Rede MAGIS

A participação no workshop reafirma o compromisso da Rede MAGIS com a formação integral das juventudes. Essa atuação está em sintonia com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, em especial o chamado a “caminhar com os excluídos” e a “acompanhar os jovens na criação de um futuro esperançoso”.

A promoção de espaços seguros, portanto, não é apenas uma medida preventiva, mas expressão concreta do cuidado e da espiritualidade inaciana, que coloca a vida no centro da missão.

Veja também:

Compartilhe :
Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe uma resposta