Ciclo de lives debate direitos das pessoas em situação de rua

Compartilhe :
Facebook
Email
X
LinkedIn
WhatsApp
Ciclo de lives debate direitos das pessoas em situação de rua com especialistas, pastorais e juventudes

Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil realiza mesas-redondas online com especialistas, pastorais e juventudes para discutir políticas públicas e dignidade da população em situação de rua 

Guilherme Freitas via MAGIS Brasil 

Entre os dias 22 e 30 de setembro, a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, em parceria com a Campanha da Fraternidade 2026, a Comissão Episcopal para Juventude e a Pastoral Nacional do Povo da Rua, promove o ciclo de lives “Os Direitos das Pessoas em Situação de Rua”. O evento reúne lideranças sociais, pastorais, defensores de direitos e jovens para fortalecer a formação e o compromisso coletivo em defesa da vida dessa população. 

As transmissões acontecem sempre das 19h30 às 21h, pelos canais do MAGIS Brasil, Jovens Conectados, PASCOM Brasil, CEPAST CNBB, Cáritas Brasileira e Jesuítas Brasil. 

22/09 – Juventudes e as ruas 

Tema: “As Juventudes e as ruas: por uma Igreja em estado permanente de missão” 

Convidados: Dom Joaquim Mol, Ivone Perassa (Pastoral do Povo da Rua), Marina Torres (Coordenadora da Clínica Luiz Gama), Raylson Araujo e Giovani do Carmo. 

Mediadores: Giovani do Carmo (Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil) e Raylson Araujo (Comissão Episcopal para Juventude) 

23/09 – História e memória da rua 

Tema: “História e memória da rua” 

Convidados: Alderon Costa e Pe. Arlindo, SVD, (Rede Rua), Anderson Lopes Miranda (Coordenador do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política – Rua) e Samuel (Movimento Nacional do Povo da Rua) 

Mediador: Brenda Amarilho (Comissão Episcopal para Juventude) e Guilherme Freitas (Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil).

24/09 – Políticas públicas: saúde, assistência e segurança alimentar 

Tema: “Políticas públicas: saúde, assistência e segurança alimentar” 

Convidados: Cleiton Ferreira (Centro de Convivência É de Lei), Vanilson Torres (Movimento Nacional do Povo da Rua – RN) e Katia (Fórum da Cidade de São Paulo em Defesa da População em Situação de Rua). 

Mediador: Brenda Amarilho e Raylson Araújo (Comissão Episcopal para Juventude).

29/09 – Políticas públicas: moradia e trabalho 

Tema: “Políticas públicas: moradia e trabalho” 

Convidados: Luiz Kohara (Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos), Adriana (Conexão Cidadã) e Laureci (MNDPLSR) 

Mediador: Giovani do Carmo e Guilherme Freitas (Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil)

30/09 – Acesso à justiça 

Tema: “Acesso à justiça: Resolução CNJ 425/2021” 

Convidados: Renan Sotto Mayor (Defensor Público Federal), Fernanda Balera (Ministério Público de São Paulo) e Darcy Costa (MNPR-SP). 

Mediador: Raylson Araujo e Brenda Amarilho (Comissão Episcopal para Juventude) 

Formação e missão em rede 

“O espaço virtual será oportunidade de escuta e partilha sobre como as juventudes podem atuar na defesa da vida e da dignidade das pessoas em situação de rua”, destaca a coordenação do projeto. 

O ciclo faz parte do curso online “Os Direitos das Pessoas em Situação de Rua”, que busca articular juventudes, pastorais e movimentos sociais na luta por direitos básicos. Dessa forma, a Rede MAGIS Brasil reforça sua missão de promover a justiça socioambiental e o cuidado com as pessoas mais vulneráveis, em sintonia com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus. 

Saiba mais e inscreva-se em: escolas.magisbrasil.org.br 

Veja também 

Compartilhe :
Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe uma resposta