‘Ter o MAGIS Brasil aqui em nossa faculdade terá uma bela aceitação entre o corpo acadêmico e os alunos”, enfatizou o Magnífico Reitor, Padre Paulo Stumpf, SJ

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL

Na última quarta-feira (4), o Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, se encontrou na sede da Faculdade Dom Hélder, em Belo Horizonte, com o Magnífico Reitor, Padre Paulo Umberto Stumpf, SJ. A principal pauta do diálogo girou em torno de ações concretas da Rede Inaciana de Juventude no ambiente acadêmico.

A reunião, que durou pouco mais de 50 minutos, também contou com a presença do Vice Reitor da Faculdade, Franclim Brito, a Diretora Administrativo-Financeira da Mantenedora (Fundação MDC), Valdênia de Carvalho, a Pró-reitora de Ensino, Anacélia Santos Rocha, o Jesuíta Referencial para o Espaço MAGIS BH, Renato Correia, SJ, e o estudante Vinicius Paixão, SJ, que realiza pastoral na Faculdade.

O magis aqui é uma palavra mágica

O reitor afirmou que a faculdade desde a sua gênese não optou pela Pastoral Universitária e que a proposta apresentada pelo MAGIS Brasil pode ser interessante aos alunos por olhar as juventudes de forma integral.

A Instituição,que conta com mais de 3.000 alunos entre o presencial e o ensino à distância, por conta da Universalidade dos Direitos Humanos, não assumiu-se confessional, entretanto, a pedagogia adotada em todos os cursos é a deixada por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

“O magis aqui é como uma palavra mágica: os alunos são entusiasmados a fazer o mais, o melhor em suas atividades e vida. Ter o MAGIS Brasil aqui em nossa faculdade terá uma bela aceitação entre o corpo acadêmico e os alunos”, enfatizou o Magnífico Reitor.

O Secretário para Juventude e Vocações recordou que o processo assumido pela Província dos Jesuítas no Brasil busca cada vez mais aproximar as obras e transversalizar a missão.

“A Faculdade produz e prepara muito. Está presente na vida dos jovens de uma forma muito importante. Queremos nos aproximar como Rede para caminhar junto e em conjunto entender e acompanhar os fenômenos juvenis”, disse o Padre Edson Tomé, SJ.

A pandemia que fragiliza

Ao olhar para a pandemia da COVID-19, Padre Paulo observou que houve muitas fragilidades na vida das juventudes, como a perda da autodisciplina, o acréscimo da ansiedade, assim como as disposições relacionais.

“É preciso olhar com muita atenção a isso, nos perguntarmos como Obras da Companhia de Jesus: como podemos colaborar com a busca do sentido da vida desses jovens? Nossa Preferência Apostólica nos pede que acompanhemos as juventudes na construção de um futuro cheio de esperança. Essa é a nossa missão”, enfatizou o Secretário.

A partir do diálogo aberto novas reuniões serão realizadas também a partir do Espaço MAGIS BH para que ações concretas possam ser pensadas e realizadas.

Compartilhar.
Deixe uma resposta