Explorando as responsabilidades e iniciativas dos cristãos na América Latina, inspirados pelo chamado do Papa Francisco para construir pontes de entendimento e cooperação

Editorial via MAGIS Anchietanum

Na última segunda-feira (09), a Paróquia São Domingos, em Perdizes, foi palco de um encontro significativo que reuniu o sociólogo franco-brasileiro Michael Löwy e representantes de diferentes organizações eclesiais e sociais. A reunião visava fomentar um diálogo produtivo em torno de temas pertinentes à transição socioecológica e à responsabilidade compartilhada de cristãos na América Latina.

Entre os presentes estavam membros do Sefras (Ação Social Franciscana), da ABEFC (Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara), as Irmãs de Santo André e pensadores notáveis como Jung Mo Sung e Frei Betto. A diversidade dos participantes enriqueceu o diálogo, trazendo uma variedade de perspectivas e experiências à mesa.

Löwy apresentou o projeto Dialop, uma iniciativa do Vaticano que há uma década promove o diálogo entre cristãos e marxistas. Os encontros, organizados pelo Movimento dos Focolares, têm sido uma plataforma para a troca de ideias e a busca de soluções conjuntas para os desafios socioecológicos contemporâneos. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas em Dialop.

O debate focou na resposta dos cristãos latino-americanos ao chamado para uma transição socioecológica, um tema que ganha cada vez mais relevância no contexto global atual. Os participantes compartilharam iniciativas, desafios e sucessos, inspirados pela visão do Papa Francisco de construir pontes e derrubar muros que dividem comunidades e nações.

A discussão proporcionou um espaço para reflexão conjunta e colaborativa, marcando um passo importante para o avanço de ações práticas e efetivas na jornada por um mundo mais justo e sustentável.

Compartilhar.
Deixe uma resposta