A Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, juntamente com grupos e organismos parceiros, reuniu-se entre os dias 8 e 11 de novembro de 2018, no Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo (SP), para um momento de avaliação de sua articulação e seus projetos, bem como, para partilhar a vida e as esperanças das juventudes, num ambiente fraterno, e planejar suas ações, aberta aos movimentos que o Espírito interpela para melhor responder às realidades juvenis atuais.

O encontro serviu para enxergar que a Igreja se dispôs a escutar os anseios e desejos, medos e inquietações dos e das jovens por meio do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Uma das ressonâncias, inspirados no estudo do documento sinodal, é de que a Igreja necessita efetivamente encontrar na juventude o caminho para uma nova profecia e um renovado espírito de cuidado, proximidade e acompanhamento para com os e as jovens. Inspirada por este caminho sinodal, a Rede Brasileira renova sua esperança nos e nas jovens, no seu potencial de transformação social e de renovação eclesial, impulsionados pelo Espírito de Deus.

Diante de tantas perspectivas e tantos desafios que se apresentam no contexto sócio-político-eclesial, a Rede Brasileira quer continuar a ser sinal de esperança, acolhida e resistência em busca da Civilização do Amor.

Centros e Institutos presentes no Encontro:

Centro de Cursos de Capacitação da Juventude
Centro Estigmatino de Pastoral
Centro MAGIS Amazônia
Centro MAGIS Anchietanum
Centro MAGIS Inaciano da Juventude
Instituto Pastoral de Juventude do Leste II
Instituto Paulista de Juventude de São Paulo

Convidados presentes no Encontro:

Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude
Conferência dos Religiosos do Brasil
Conselho Nacional do Laicato do Brasil
Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude

Centros e Institutos da Rede não presentes fisicamente:

Centro MAGIS Burnier
Centro Vida e Juventude
Instituto de Formação Juvenil do Maranhão
Instituto de Juventude Catarinense

 

Sobre o Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude

A Rede Brasileira é uma articulação de Centros e Institutos que acredita na juventude, nasce e se reconhece na experiência da mística cristã católica libertadora, mantendo sua autonomia e colaboração com organismos da Instituição eclesial. Esses centros e institutos orientam e organizam seus esforços para sustentar e apoiar os grupos e instituições que têm os/as jovens como protagonistas de sua ação, trabalhando as dimensões e os processos de uma formação integral.

A ideia de criação de uma Rede Brasileira surgiu a partir do diálogo entre assessores em julho de 1989, no 3º Seminário Nacional de Assessores, realizado em Lavrinhas|SP, tendo em vista a necessidade de um espaço onde os Centros e Institutos pudessem trocar experiências, estudar suas identidades, discutir projetos comuns e os desafios da Pastoral da Juventude. Em dezembro do mesmo ano, em Mogi das Cruzes|SP, aconteceu o 1º encontro da Rede Brasileira. Agora já são 28 anos de caminhada comum a serviço da juventude, partilhando sonhos e realizações.

A Rede Brasileira de Centros e Institutos se constituiu na diversidade geográfica e revela a pluralidade dos rostos juvenis presentes na identidade de cada instituição. Essas diferenças, no entanto, não nos distanciam, mas provocam e enriquecem os encontros e a união da Rede.

Compartilhar.
Deixe uma resposta