“Isso me permite olhar para a minha história e pensar em dar uma resposta concreta a Deus, respondendo hoje, de maneira atualizada, os desafios que hoje o mundo tem”: palavras do jovem aceito para o Plano de Candidatos, Diogo Alcatâra, apos visitar o Pateo do Collegio

MAGIS BRASIL
Com informações de David Eleotério, Leonardo Rodrigues e Thales Mendes

História e beleza fizeram parte do dia dos jovens que ingressaram este ano no plano de candidatos ao noviciado da Companhia de Jesus no Brasil. Nesta quinta-feira, 16, em visita ao Pateo do Collegio na capital paulista, tomaram consciência da responsabilidade e importância histórica que tiveram outros seguidores de Santo Inácio de Loyola.

Leia mais:
.: Jovens iniciam experiência do Plano de Candidatos ao noviciado 2
023

Em visita guiada pelos espaços históricos da construção que resguarda um acervo de importância internacional e multidiciplinar, os vocacionados tiveram contato com narrações que remontam a fundação da cidade de São Paulo, as missões de São José de Anchieta, relíquias de santos, objetos do Brasil colonial e imperial, cartas manuscritas etc.

“Aqui no Pateo temos um local privilegiado para contar essa história porque é uma obra que nasceu enquanto Obra Jesuíta e que ainda hoje é visitada e é o berço da cidade de São Paulo. As pessoas entram aqui como uma grande vitrine, um centro cultural e histórico, mas quando chegam aqui deparam-se com essa história de quase 500 anos que é a história da Companhia de Jesus. Pra nós é sempre uma honra receber esses candidatos e todos os que estão em formação na Companhia de Jesus”, diz a historiadora do Pateo do Colégio que monitorou a visita, Larissa Maia.

Os jovens foram apresentados a cidade de São Paulo que nasceu de homens como cacique Tibiriça, João Ramalho, Padre Manoel da Nóbrega e São José de Anchieta, que construíram a unidade em meio a diferentes identidades.

“Poder visitar o Pateo do Collegio e também ter acesso a tantas relíquias e histórias contidas ensse espaço é uma forma de nos conectar diretamente com a história de tantos homens que aqui exerceram sua missão e o que me entusiasma é perceber a coragem com que eles responderam de forma atualizada os desafios daquele tempo para poder proporcionar a partir de suas vidas, o bem comum desse povo que já aqui vivia”, partilhou o jovem vocacionado do Plano de Candidatos, Diogo Alcântara.

A Catedral da Sé em São Paulo

Após o almoço, foi a vez da visita à Catedral da Sé de São Paulo. A visita guiada na cripta episcopal onde estão personalidades como Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Cláudio Hummnes, impressionou os jovens vocacionados. Além da exposição da réplica do SANTO Seulpcro e de objetos da época de Jesus, o grupo ainda pôde visitar a sala dos sinos e a cúpla da Igreja dedicada a Nossa Senhora da Assunção.

Confira a matéria


Compartilhar.
Deixe uma resposta