Avaliações, diálogos em rede, espiritualidade e alinhamentos marcaram o Encontro Regional Centro MAGIS Amazônia neste final de semana

MAGIS BRASIL
com informações de Sandra Costa

O final de semana que antecedeu o carnaval foi de reflexão, diálogo e espiritualidade para os 14 jovens que participaram do Encontro Regional promovido pelo Centro MAGIS Amazônia em Belém (PA).

Leia mais:
.:Centro MAGIS Burnier realiza Encontro Regional com temática central de lideranças

O sábado,18, já contou com uma programação intensa logo às 8h com o café da manhã e a mística que introduziu os presentes a olharem para a necessidade do trabalho em rede. Jesuítas como o Secretário de juventudes e vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Edson Tomé, SJ, o coordenador do Núcleo Apostólico do Pará, padre Paulo Valério Sator, SJ e os padres Alex Palmer, SJ e Silas, SJ estiveram presentes e acompanharam os jovens em conferências.

Além da noite cultural que marcou o sábado, os jovens terminaram o dia refletindo acerca do trabalho conjunto entre Centro MAGIS e Espaços MAGIS, respeitando a realidade local de cada um especificamente.

O segundo dia

A escuta de cada realidade foi priorizada no domingo onde os representantes dos Espaços MAGIS e do próprio Centro MAGIS Amazônia puderam dizer de seus contextos e ações. Na ocasião também apresentaram o calendário do ano e pensaram em articulações para trabalhos e atividades conjuntas para 2023.

Jovem Mylena Araújo/ Foto: Sandra Costa

A jovem Mylena Araújo de Barcarena (PA)  considerou que o encontro Regional MAGIS Amazônia foi necessário e importante para fortalecer os laços entre Centro e Espaços. “Nos deu importância para que fossemos um, mesmo sendo vários.  Juntos podemos fazer com que esse processo de reconstrução e de união possa dar certo. Dialogar com Manaus e Santarém foi incrível, pois fizemos isso no sentido de trabalho, mas também de amizade, e por meio desse diálogo soubemos nossas necessidades e nos conscientizamos do dever de nos conectarmos nessa rede e aprofundar nosso agir”.

Ainda no domingo, o padre Edson Tomé, SJ, explicou sobre os processos do novo ciclo apostólico da Companhia de Jesus no Brasil.

Sobre isso, Mylena acreditou ter sido esclarecedor, do ponto de vista do conhecimento sobre o MAGIS, seus documentos etc. “MAGIS é experiência e ação, mas também é além disso. Pe. Tomé foi essencial nessa ampliada para esclarecer algumas coisas que são necessárias”, disse.

Já nesta segunda-feira, a programação contou com oração comunitária, partilhas e convivências. O encontro deve ser encerrado por volta das 23h.

Compartilhar.
Deixe uma resposta