Encontro nacional marca passo importante no novo ciclo da Província e reforça o trabalho em rede como caminho para uma ação mais orgânica, encarnada e transformadora
Guilherme Freitas via MAGIS Brasil
No último sábado. 31 de maior de 2025, colaboradores da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil se reuniram de maneira online para um importante encontro nacional que marcou um novo passo no processo de atualização e renovação da missão junto às juventudes. A iniciativa, promovida pela Frente Apostólica Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, teve como horizonte o novo ciclo do Plano Estratégico da BRA e o compromisso com uma atuação cada vez mais enraizada, em escuta e em constante discernimento.
Participaram do encontro colaboradores dos Centros MAGIS, de espaços e presenças apostólicas em diferentes regiões do país. A pluralidade de perfis — jesuítas diretores, colaboradores contratados, voluntários e jovens — deu densidade e profundidade à escuta da realidade e às reflexões propostas ao longo da manhã.
Após um momento de oração e inspiração a partir da espiritualidade inaciana, os participantes foram provocados a refletir sobre como ser uma Rede em estado permanente de missão com e para os jovens de hoje. Grupos foram formados para dialogar sobre essas provocações, buscando identificar caminhos concretos de acompanhamento integral das juventudes. A dinâmica reforçou a importância de ouvir os contextos locais como parte essencial da implementação das ações da Rede.
Um dos pontos mais insistentes ao longo da manhã foi o reforço à cultura do trabalho conjunto: “Somos todos Rede” foi uma das expressões mais recorrentes, reafirmando que ninguém precisa — e nem deve — caminhar sozinho na missão com os jovens.
Durante o encontro, também foi feita uma ampla apresentação dos projetos em andamento e das iniciativas previstas para os próximos meses. Entre eles, destacam-se a Escola MAGIS de Liderança Jovem, a Campanha “Pela Vida de Todas as Mulheres”, o MAGIS Cast, a atuação na COP30, o Fórum Econômico e Socioambiental das Juventudes, entre outros. A proposta da apresentação foi não apenas dar visibilidade ao que já está sendo feito, mas também lembrar que todos esses materiais e experiências pertencem à Rede e podem (e devem) ser utilizados, partilhados e replicados.
Além disso, foi feito um chamado para que outras experiências desenvolvidas localmente também possam ser integradas como iniciativas da Rede MAGIS Brasil, fortalecendo a organicidade e o senso de pertença.
O encontro ainda definiu datas sugeridas para novas reuniões e iniciou a formação de uma Comissão de Planejamento, sinalizando a continuidade de um processo colaborativo, atento aos sinais dos tempos e comprometido com a missão juvenil confiada à Companhia de Jesus.