A noite da última quinta-feira (20) foi ocasião de muita alegria para todos/as do Programa MAGIS Brasil, pois aconteceu o lançamento de um material muito esperado: o livro Acompanhamento Espiritual de Jovens, à luz da espiritualidade inaciana. Este livro foi gestado com carinho por muitas mãos, mentes e corações e agora poderá ser um instrumento útil para “compartilhar orientações, sugestões e experiências para melhor acompanhar espiritualmente os jovens” que estão inseridos na dinâmica dos Exercícios Espirituais e da espiritualidade inaciana, visando um profundo conhecimento humano e espiritual. Dessa maneira, ele é voltado àqueles/as que já se dedicam ao serviço do acompanhamento espiritual e também aos/às que cultivam este desejo no coração. É importante reforçar, porém, que o acompanhamento espiritual exige constante aperfeiçoamento teórico e prático, através de estudos, oficinas, formações, vida de oração, aos quais se soma este novo material.

O lançamento foi realizado de maneira virtual através de uma live transmitida no Facebook e no canal do Programa MAGIS Brasil no YouTube, atingindo mais de 1.500 visualizações no total. O momento teve início com um vídeo de depoimentos, com jovens de diferentes regiões do país partilhando a importância do acompanhamento espiritual em suas vidas e, em sequência, o Pe. Odair Durau, SJ, coordenador do Eixo dos Exercícios Espirituais e organizador do livro, acolheu a todos/as que estavam assistindo e, juntamente com o Grupo de Trabalho que colaborou na escrita e revisão do material, deu início à apresentação de cada parte que compõe o livro.

A primeira parte se debruça com mais profundidade em um olhar carinhoso sobre a juventude, inspirado no olhar da Trindade, buscando desmistificar ideias inadequadas que se tem dos/as jovens. Já a segunda parte do livro aborda o acompanhamento espiritual propriamente dito, trazendo reflexões mais práticas sobre este serviço, quanto ao que é adequado ou não fazer durante este momento. A terceira e última parte do livro, por sua vez, se dedica a dar a conhecer diferentes temáticas que podem vir a surgir durante as partilhas no acompanhamento espiritual, já que os jovens são seres integrais e que, portanto, suas orações podem estar permeadas de diferentes questões humanas e sociais, como por exemplo: automutilação, desemprego, diversidade sexual, inquietude vocacional, racismo, realidade sociopolítica, relações abusivas, entre outros. Além disso, o livro também conta com uma seção de conclusão e de dicas de leitura que podem ajudar no aprofundamento da temática sobre acompanhamento espiritual de jovens.

Ao longo do lançamento/apresentação, diversas pessoas foram interagindo com comentários sobre a publicação e também fazendo perguntas, que foram respondidas pelos membros do GT. A live está disponível no canal do Programa, assim como também se faz disponível a equipe do Eixo Exercícios Espirituais, caso alguém tenha interesse em tirar dúvidas ou promover alguma oficina para se apropriar mais do conteúdo do livro, que em breve chegará a cada Centro e Espaço do Programa MAGIS Brasil e que também pode ser adquirido através do site das Edições Loyola (clique aqui). Se você perdeu esta live, pode assisti-la na íntegra clicando aqui.

Compartilhar.

Deixe uma resposta