A edição do Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI)  contou com a presença histórica e o testemunho de vida dos pais dos jovens aceitos para o Plano de Candidatos 2023

MAGIS Brasil

O Núcleo Apostólico de São Paulo realizou o primeiro encontro Vocacional de 2023 neste final de semana. A edição de forma histórica, contou com o testemunho de pais de jovens aceitos para a experiência do Plano de Candidatos 2023. Com sede no Centro MAGIS Anchietanum na capital paulista, oito jovens inquietos diante de seus projetos de vida participaram de palestras e acompanhamentos personalizados. O encontro iniciou com a “Tarde de Espiritualidade” proposta pelo próprio calendário do Centro Anchietanum no sábado, 04.

Os vocacionados oriundos da cidade de São Paulo e arredores vivenciaram na tarde de sábado os passos da Oração Inaciana provocados pelo tema da Campanha da Fraternidade 2023: “Fraternidade e Fome”.

Leia mais:
.: Oração e compromisso: jovens iniciam atividades em várias regiões do Brasil

Encaminhados a uma conferência com o Vigário Episcopal para o Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, Padre Júlio Lancelotti, puderam refletir acerca das problemáticas políticas, culturais e sociais dos mais pobres e abandonados. Fizeram isso junto dos mais de 70 jovens que participaram da “Tarde de Espiritualidade” promovida pelo Centro MAGIS Anchietanum, dando passos na cultura vocacional que deve abranger a todos: jovens, colaboradores e jesuítas.

No período da noite, o coordenador do Núcleo Apostólico de São Paulo, padre Carlos Contieri, SJ, presidindo a Eucaristia, abriu o “Ano Pastoral” e as festividades dos 70 anos do Centro MAGIS Anchietanum. Após a celebração, um jantar foi promovido para os familiares e vocacionados presentes.

Convivência

Os oitos vocacionados tiveram a oportunidade ainda no sábado a noite de partilharem suas vidas, anseios e histórias. “O Encontro é feito na liberdade e vamos criando vínculos de forma muito natural. Vamos nos tornando companheiros uns dos outros a partir da vida. Isso não tem preço”, acredita Thales Mendes, de Caraguatatuba (SP) e aceito para a experiência do Plano de Candidatos em 2023.

Partilha de Vida

Já no domingo, 05, os três jovens acompanhados pelo Núcleo Apostólico de São Paulo e aceitos para a experiência de acompanhamento vocacional comunitário intitulado Plano de Candidatos, dividiram seus anseios, medos e ansiedades com os cinco jovens que continuarão o itinerário de discernimento pessoal no Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI).

Jovens participantes do GAVI e os pais do vocacionado Thales Mendes

Além de confrontarem suas vidas com as reflexões e vídeos apresentados pelo promotor vocacional e coordenador do Plano de Candidatos da Província Jesuíta do Brasil, padre Marcos Vinicius Sacramento, SJ, os rapazes ouviram o testemunho dos pais do jovem Thales Mendes.

“Sentimos muito orgulho do nosso filho e vê-lo assumir um caminho junto de Deus nos dá mais forças para seguir em frente. Ele é filho único e como pais nunca nos preparamos concretamente para que ele saísse de casa. O que nos conforta é saber que está feliz e realizado. O amamos e estaremos sempre juntos”, reafirma a mãe do vocacionado, a Sra. Tatiana Mendes.

“Partimos das raízes da vida. Ter ouvido os pais falarem sobre os seus filhos e como encaram o chamado de Deus na vida deles me fez refletir bastante. Ouvir o que os preocupam, animam e também fortalecem fizeram desse GAVI um momento muito bonito, disse Bruno Gambarotto, acompanhado pela Companhia de Jesus desde agosto de 2022.

O Almoço

O encontro foi finalizado com um churrasco oferecido pelo Centro Magis Anchietanum e contou com a presença de colaboradores internos e externos do Centro.

Acompanhamento Vocacional Jesuíta

O serviço de acompanhamento acontece de forma pontual e contínua com aqueles que se encontram inquietos vocacionalmente. Esse acompanhamento ocorre de forma individual e em grupos, por meio dos Grupos de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI). Após o acompanhamento vocacional responsável e contínuo, aprovado, o jovem é levado a viver a experiência do Plano de Candidatos, tendo como horizonte a entrada no Noviciado.

 O Plano de Candidatos é uma proposta de discernimento vocacional aprofundada que favorece aos candidatos uma experiência inicial de vida comunitária, apostólica, espiritual, de trabalho e de estudos, que os leva a verificar, à luz do Espírito, sua aptidão à Companhia de Jesus.

Aos jovens que se sentem inquietos vocacionalmente e desejam conhecer a Companhia de Jesus, cliquem aqui.

Compartilhar.
Deixe uma resposta