“Se esses são os desafios dos jovens hoje, estaremos com eles para superá-los”, disse o Padre Silas Silva, SJ, ao final da primeira roda de conversa
Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
com informações do padre Silas Silva, SJ
Nos mais variados cantos do Brasil, a Companhia de Jesus realiza sua missão de acompanhar os jovens e possibilitar que eles sejam protagonistas na criação de um futuro cheio de esperança. A Pastoral Universitária da Universidade Federal de Roraima, que há mais de 10 anos é confiada aos Jesuítas, entendeu a necessidade emergente de discutir sobre a saúde mental. A primeira roda de conversa ocorreu na última sexta-feira (18).
O Ciclo de Formação sobre Saúde Mental abarcou o tema “Saúde mental, autoconhecimento e resiliência”, guiado pela psicanalista Layse Dantas. O encontro foi marcado pela exposição do tema e ao mesmo tempo por intervenções dos 14 participantes.
A psicanalista apresentou ainda os conceitos centrais sobre autoconhecimento. “O autoconhecimento nos liberta de nossos bloqueios, nos faz conhecer nossa verdade, no eu interior, nossos bloqueios, limitações, mas também conhecer nossos dons, talentos, qualidade e o que precisa ser lapidado em nós”, diz Layse.
A profissional ainda salientou: “precisamos ter coragem de nomear nossos sentimentos e dar tempo para si. Já a resiliência não é a capacidade de aguentar as ‘porradas’ da vida, mas saber lidar com os desafios, sofrimentos e saber tirar aprendizagens que constróem nossa jornada existencial”.
Para o atual responsável pela Pastoral Universitária, Padre Silas Silva, SJ, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de melhor assistir e acompanhar os jovens universitários por conta do contexto pós-pandemia. “Queremos continuar contribuindo com o projeto de vida de nossos jovens. Se eles vivem esses desafios, queremos estar juntos para superá-los”, disse o padre.
O próximo encontro ocorrerá no dia 14 de setembro e abordará o tema “Saúde mental e convivência grupal”.