Em uma vasta pauta que envolveu voluntariado para universitários, grupos de trabalhos provinciais e partilhas de articulações, os dois jesuítas dialogaram sobre a prioridade da juventude no Corpo Apostólico em Missão da Companhia de Jesus

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL

Nesta terça-feira (23), buscando articular as mais variadas juventudes atendidas pelas missões da Companhia de Jesus no país, o Secretário para Juventudes e Vocações, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, visitou o campus São Leopoldo, sede da UNISINOS, para cumprir agenda com o reitor, Padre Sérgio Mariucci, SJ.

O encontro, que durou pouco mais de uma hora, possibilitou discussões sobre a realidade universitária local e o cumprimento da Terceira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus: acompanhar os jovens na construção de um futuro cheio de esperanças.

Plano estratégico da Companhia de Jesus

Com o plano estratégico da Província dos Jesuítas como base, discutiram sobre o rompimento das barreiras setoriais para assumirem uma realidade cada vez mais transversal em busca de unir o MAGIS num único corpo apostólico.

A pauta elencou estratégias iniciais do “Programa Conexão Juventude”, que estabelece a missão do acompanhamento de jovens e a articulação dessa ação nas frentes apostólicas. Além de promover vocações, poder atualizar as linguagens e modalidades e transmitir a herança da espiritualidade inaciana às novas gerações.

Outras articulações também foram propostas, como o “Grupo de Trabalho Juventude e Universidades” enquanto espaço de reflexão de jesuítas e leigos que estão trabalhando nas diferentes universidades jesuítas no Brasil a fim de partilhar este processo, bem como algumas sugestões de encaminhamentos trabalhadas com os membros deste GT.

Padre Edson Tomé, SJ, ainda falou sobre as visitas que tem feito às universidades e alguns projetos a partir dos quais foram criados pontos de conexão.

Por fim, retomaram a conversa sobre o eixo de voluntariado da Rede Inaciana de Juventude com o intuito de oportunizar aos jovens universitários do sul do país experiências comunitárias e socioculturais em outros territórios do Brasil, com foco, sobretudo, na Amazônia.

“Foi uma alegria receber você aqui e que bom que retomamos esses pontos importantes não só  para a Universidade, mas sobretudo para as juventudes, missão da Companhia de Jesus”, disse o reitor da UNISINOS, Padre Sérgio Mariucci, SJ, no final da reunião.

Padre Edson Tomé ainda cumprirá agenda com outros jesuítas e permanecerá no sul até a próxima sexta-feira (25).

Compartilhar.

Deixe uma resposta