O encontro lúdico no CIJ refletiu sobre o fim da violência doméstica e familiar

Elionardo Azevedo via MAGIS Brasil

Na tarde do último sábado (19), o Centro MAGIS Inaciano da Juventude realizou a atividade “No lugar dela – Quando a violência acaba, a vida recomeça”. Esta é uma das atividades promovidas pela ação apostólica “Pela Vida de Todas as Mulheres”. Uma ação abraçada pela Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil e pelo CIJ para fortalecer a participação social na promoção da igualdade de gênero e no combate a todas as formas de discriminação e violência baseadas no gênero.

Fotos: Aline Braga

A atividade está em consonância com o Agosto Lilás, que é considerado o mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência doméstica e familiar. Para entender melhor o Agosto Lilás, em 07 de agosto de 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha, importante marco legal para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. No ano de 2022, para fortalecer essa luta, foi instituída a Lei 14.448/2022.

Sobre a metodologia do “No lugar dela”, foi uma vivência em formato de jogo que simulou as complexas decisões com as quais mulheres que vivem situações de violência se deparam ao lidar com essas ocorrências e procurarem ajuda para superá-las. O jogo foi criado pelo grupo “Gênero, Violência e Saúde”, da Universidade de São Paulo – USP, com o objetivo de conscientizar e integrar atividades educativas.

A facilitação e articulação do encontro ficou a cargo da advogada Thanara Rocha Diógenes e de colaboradores e colaboradoras voluntários/as do Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ).

Compartilhar.
Deixe uma resposta