Mais de 60 jovens de todo o Brasil participaram de atividades ligadas ao Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) com o propósito de pensarem seus projetos de vida

Aldeman Neto, SJ via MAGIS BRASIL
com colaboração de outros jesuítas estudantes, noviços jesuítas e candidatos ao noviciado da Companhia de Jesus

A emenda do feriado da Padroeira do Brasil possibilitou que vocacionados, candidatos ao noviciado e jesuítas participassem dos encontros dos GAVIs (Grupos de Acompanhamento Vocacional Inaciano) espalhados por todo o país. O encontro ganhou o tema “500 anos da peregrinação de Santo Inácio a Jerusalém”.

Leia mais:
.: 500 ANOS DE PEREGRINAÇÃO DE SANTO INÁCIO À TERRA SANTA É TEMA DE GAVI NACIONAL

Confronto a partir da vida de Inácio

No Norte do Brasil, sábado (14), os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a vida de Santo Inácio de Loyola por meio do filme sobre o fundador da Companhia de Jesus. Além disso, aprofundaram questionamentos à luz do texto dos Discípulos de Emaús e da reflexão sobre a vocação de forma mais abrangente.

Diálogo intergeracional

Já no Sul do Brasil, na cidade de São Leopoldo/RS, reuniram-se vocacionados, jesuítas e religiosas de espiritualidade inaciana para momentos de convivência, partilha e oração. A experiência contou com visitas ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, à residência jesuíta da Conceição e à Casa de Saúde e Bem-estar São José, onde rezaram o Santo Terço. Junto com o tema da peregrinação de Santo Inácio, o tema vocacional fez-se presente pela emergência que é ajudar as juventudes na resposta ao chamado de Deus a cada um. Por fim, foi ofertado na Eucaristia todo o trabalho com as juventudes e todo bem possível que se pode fazer junto a esse público.

O noviciado

Na região Nordeste, os vocacionados foram acolhidos pela comunidade do Noviciado Nossa Senhora da Graça, em Feira de Santana/BA. Momentos de reflexão e oração foram propostos a fim de que os jovens, vindos de diversas partes do nordeste, pudessem lançar o olhar sobre suas vocações específicas. Além dos noviços, outros jesuítas também estiveram presentes nesta atividade.

Encontro com a história

Já os jovens da região Sudeste se reuniram no Centro MAGIS Anchietanum e, também motivados pela peregrinação de Santo Inácio, fizeram um itinerário de reflexão, escuta e caminhada: a partir de suas histórias de vida. Foram instigados a contemplar as ações de Deus através do tempo e se perceberam chamados a serem parte integrante de um processo de criação inacabada. Por meio de visitas ao Pateo do Collegio e ao Mosteiro de São Bento, na capital paulista, foram chamados a acolherem traços de como a vida religiosa esteve presente no processo de formação da cidade de São Paulo.

Por meio das partilhas do diretor do Pateo do Collegio, Pe. Carlos Contieri, SJ, e do Vigário da Paróquia São Luís Gonzaga, Pe. Nilson Marostica, SJ, os presentes foram introduzidos à história da missão jesuítica no Brasil colonial e à experiência de peregrinação dos jesuítas Manuel da Nóbrega e São José de Anchieta.

Também contaram com a participação de integrantes da casa de acolhida a migrantes e refugiados Dom Luciano, que compartilharam suas experiências de “peregrinações forçadas”. Na Catedral da Sé, a Santa Missa foi celebrada em espanhol para a comunidade migrante latino-americana. Os bons frutos do encontro já apareceram nas partilhas dos momentos comunitários e na celebração presidida pelo Pe. Kleber Chevi, SJ, no domingo. “Frutos capazes de dar sabor à construção de um projeto de vida cheio de esperança”, disse um dos participantes.

Confira algumas imagens dos encontros ao redor do Brasil

Compartilhar.
Deixe uma resposta