O Programa MAGIS Brasil participou da Marcha e da Assembleia Mundial das Mulheres, evento integrado à programação do Fórum Social Mundial (FSM) 2018. A atividade aconteceu na Praça Terreiro de Jesus, situada na região central de Salvador (BA) e reuniu centenas de mulheres para debater sobre suas lutas, projetos, demandas políticas e, sobretudo, denunciar as mais diversas formas de violências sofridas pelas mulheres que ainda precisam ser superadas em nossa sociedade.

Vanessa Correia, Bárbara Apolinario e Shirley Almeira, colaboradoras do Programa MAGIS Brasil, partilharam conosco suas impressões sobre o evento. Confira:

‘’Vivemos uma experiência muito forte e marcante de solidariedade internacional das mulheres de todas as etnias, com as suas diferentes causas e dores. Todas animadas, comprometidas e conscientes de que ‘um outro mundo possível’ não irá acontecer enquanto o machismo, a misoginia, a violência contra a mulher e a objetificação de nossas companheiras existirem em nossa sociedade. A Assembleia nos dá esperança e a certeza de que as diversas gerações de mulheres do mundo não estão mais dispostas a suportar essas violências. Vamos resistir!’’Vanessa Correia (Centro MAGIS Anchietanum)

 ‘’Eu acredito que o ponto principal da Assembleia foram as falas de todas as mulheres, em especial das indígenas e das mulheres trans. Nos disseram que a ‘revolução é feminina e feminista’. Isso resume a nossa movimentação aqui neste evento.’’Bárbara Apolinario (Voluntária MAGIS em Fortaleza, CE)

 ”Foi um momento de tirar o fôlego ver tantas mulheres com espaço de fala e representação, em seus mais diversos recortes, formando um mosaico de lutas que constituem o ser mulher nessa sociedade machista e patriarcal. 

A carta internacional, redigida durante o evento, foi muito bem articulada para marcar lutas que são invisibilizadas pelos padrões sociais históricos. Questões trabalhistas, climáticas, e as violências físicas, morais, psicológicas, patrimoniais, obstétricas e simbólicas foram mencionadas no documento. Por fim, destaco a Assembleia como um ponto alto do Fórum Social Mundial 2018 pelo espaço dedicado e conquistado pelas e para às mulheres, jogando luzes para as nossas lutas.’’Shirley Almeida (Centro MAGIS Inaciano da Juventude)

#MAGISnoFSM2018: Acompanhe nossas redes

Com mais de 1500 coletivos e organizações participantes, e cerca de 1300 atividades autogestionadas inscritas, o FSM 2018 possui representantes de entidades de países como Canadá, Marrocos, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Guiné, Senegal, além de países Panamazônicos e representações nacionais. A equipe do Programa MAGIS está presente, com câmeras e smartphones a postos, para registrar uma parte desta ebulição de redes e de trocas para compartilhar com você.

Acompanhe nossos canais de comunicação:  Site  |  Facebook  |  Twitter 

Compartilhar.
Deixe uma resposta