“[…] descobri em mim, mais uma vez o chamado para o amor de Deus…”

A Casa MAGIS Manaus, realizou nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro o Retiro de Carnaval para Jovens, com o tema: “Os jovens, a fé e discernimento vocacional”, a luz do documento em preparação para o sínodo dos bispos sobre a juventude. Cerca de 30 jovens estiveram no retiro que começou às 11h30 de sábado (10/02) e foi realizado na Casa de Retiro Irmão Vicente Cañas, zona leste de Manaus.

Durante a tarde foi momento de apresentação da proposta do retiro, integração entre os participantes e a coordenação, além da confecção doas crachás e das máscaras para o baile de carnaval que foi realizado á noite após a primeira missa do retiro que foi presidida pelo padre Silas Silva, sj, Coordenador da Casa MAGIS Manaus. Logo após a missa foi servido o jantar e em seguida aconteceu a noite cultural, o carnaval, a noite terminou com momento de oração e lanche.

A proposta é que os jovens pudessem vivenciar os passos de Santo Inácio de através dos Exercícios Espirituais, usados no momento de oração pessoal durante o retiro, partilhas das experiências vividas e acompanhamentos individuais também foram realizados.

Vários participantes deixaram seu depoimento sobre a experiência de viver o retiro de carnaval e o jovem Paulo Vitor foi um deles, para ele o retiro serviu para descobri que como jovem é o rosto do mundo, “descobri em mim, mais uma vez o chamado para o amor de Deus e desejo a você que vem em 2019, redescobrir de novo o amor de Deus no teu coração, para que ele transcenda o verdadeiro significado da vida e da doação”.

A imagem pode conter: 25 pessoas, pessoas sorrindo
Jovens reunidos durante o primeiro dia de Retiro

No domingo, segundo dia de retiro, os jovens tiveram o momento de oração comunitária, e entrando na proposta do retiro o tema da manhã foi “O jovens no mundo de hoje”, o tema foi desenvolvido pela colaboradora da Casa MAGIS, Lidiane Cristo, depois de uma breve contextualização apresentou o ponto (matéria) de oração, Ana Lúcia Farias também colaboradora da Casa, apresentou os passos da oração e conduziu os retirantes para o momento de oração pessoal.

Na parte da tarde, Lidiane desenvolveu o tema “Como me vejo jovem hoje?”, e partir dele apresentou o ponto de oração. A missa do dia foi presidida pelo padre David Romero, sj, Delegado da Preferência Apostólica Amazônia, depois da missa e do jantar aconteceu os grupos de partilhas, os jovens puderam partilhar seu momento de oração, suas inquietações, suas vidas.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

“O retiro me proporcionou algo fantástico, que continuarei trabalhando nos exercícios espirituais na vida cotidiana”, destacou Natália Moura, a jovem ressaltou ainda, que, o retiro foi bem muito proveitoso, que tirou das várias experiências algumas a serem trabalhados no grupo de jovens.

Fé e discernimento vocacional, foi o tema da manhã do terceiro dia de retiro, que teve oração comunitária na capela e em seguida o padre Silas Silva, sj foi quem trabalhou a temática, depois das dinâmicas e trabalho em grupo, apresentou o ponto de oração. Pelas tarde o convidado foi Diego Aguiar – jovem que trabalha na Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), ele trabalhou o tema Ação Pastoral.

Na parte da noite do terceiro dia de retiro aconteceu o Papo MAGIS*, que teve como convidados: Padre Zinildo Lima – Reitor do Seminário Arquidiocesano São José e falou da sua vocação presbiteral; Ir Sabrina Mosena Fsp, Irmã Filha de São Paulo (Paulinas), falou de sua vocação religiosa; Mariany Moura, Leiga Secretária Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (PJ), falou da sua vocação como leiga engajada; Sandra Lira e Ronilson Santos, que falaram de sua vida matrimonial. O dia terminou com o momento de oração.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

No quarto e último dia de retiro, pela manhã a oração comunitária foi a beira da fonte, e os sonhos da oração comunitária do dia anterior foram apresentados em forma de origamis em uma pipa do MAGIS, para que pudessem voar o mais alto possível. Em seguida após o café os jovens retirantes foram para as oficinas. – Liderança Juvenil no Seguimento de Jesus Cristo que teve como oficineiro Janderson Thayson; Projeto de Vida, oficineiros, Pe Silas Silva e Ir Sabrina Mosena Fsp; – Ser Mais Consciente, que foi desenvolvida pelo Eixo Socioambiental da Casa.

Para o jovem Victor Hugo, o retiro de carnaval foi um espaço propicio para a experiência de deserto, silêncio e encontro com Deus, “pude conhecer a espiritualidade inaciana e está próximo de Deus”, destacou Victor.

A missa de encerramento foi presidida pelo padre Silas Silva, e contou com a participação de alguns familiares dos retirantes, que em seguida almoçaram com os seus junto aos demais.


*O Papo MAGIS é uma conversa onde os convidados falam de suas experiências de vida com o tema proposto e respondem a perguntas de forma bem descontraida.

Texto e fotos: Equipe de comunicação/Casa MAGIS Manaus

Compartilhar.
Deixe uma resposta