No último sábado (06) aconteceu o Dialogando com a Rede para tratar sobre a Campanha Ser Mais Presente, em especial a dimensão do tempo.

O Dialogando com a Rede é uma série de lives que estamos fazendo desde 2020 com o objetivo de aproximar a Rede Inaciana de Juventude, tratando de temas comuns ao trabalho de todos os Centros e Espaços.  
Como escolha metodológica, dividimos a Campanha Ser Mais Presente a partir de três dimensões e nesta primeira live aprofundamos nosso diálogo na primeira dimensão: Dimensão Tempo. Para isso, propusemos uma roda de conversa com jovens de diferentes lugares do país para partilhar como tem sido vivenciar essa dimensão em suas regiões. Antes de darmos início à conversa, convidamos o Pe. Edson Tomé, SJ, nosso novo Secretário para Juventude e Vocações e Coordenador do Programa MAGIS Brasil, para dividir conosco algumas palavras sobre a Campanha. 

O Pe. Tomé, SJ começou destacando a alegria que é para ele estar de volta ao Programa MAGIS Brasil depois de alguns anos de estudo fora do país e também reforçou a importância do Dialogando com a Redenessa perspectiva sinodal da escuta, da partilha e da compreensão do nosso modo de ser-estar no mundo como jovens, no nosso tempo”. Na sequência, ele nos convidou a viver a dimensão do tempo desde o nosso chão, do lugar onde estamos inseridos e inseridas a partir das nossas vidas, ações, estudos, formação, desde onde somos chamados/as a ser e viver. Outro ponto que ele nos trouxe foi sobre como a Campanha tem uma chave importante no âmbito do Mês Vocacional na Igreja do Brasil, destacando que “Não se trata de fazer uma quantidade de ações, mas do nosso modo de estar, do nosso modo de ser, do nosso modo de viver, do nosso modo de construir, a partir de onde nós estamos e de onde nós somos existencialmente: na vida, nos lugares do mundo, existimos sendo dom, sendo presente, sendo presença, não para nós mesmos, para os outros, para os demais”. Por fim, ele nos convida e motiva a acessar os materiais da Campanha para aprofundar na temática, mas destacando a diferença entre o tempo Chronos e Kairós, onde o primeiro diz respeito mais ao tempo cronológico e o segundo trata-se do tempo da graça, nos recordando que estivemos vivendo esse tempo enquanto Companhia de Jesus durante o Ano Inaciano, que se encerrou no último dia 31 de julho, onde fomos inspirados/as a “ver novas todas as coisas em Cristo.” 

Dando continuidade à live, o Renato Duarte (Espaço MAGIS Manaus – AM) convidou os/as jovens para compor a roda: Márcia Rocha (Espaço MAGIS Teresina – PI), Eleildo Alves (Plano de Candidatos – DF) e Nadine Cunha (Centro MAGIS Anchietanum – SP).  

Para dar abertura ao diálogo, foi lido o poema de Teresa de Lisieux: 

Minha vida não é mais do que instante, uma hora fugaz  
Minha vida não é mais do que um único dia que se escapa.  
Sabes bem, ó Deus, que para amar-te sobre a terra  
Não tenho nada além do hoje 

Em seguida, os quatro jovens conversaram sobre a dimensão do Tempo a partir de três perguntas norteadoras:  

• Como temos nos relacionado com os tempos Chronos e Kairós?  
• Quais as questões sociais presentes na minha realidade hoje (questões regionais/globais de justiça socioambiental etc.)? 
• Que atitudes, sentimentos, palavras, forma de ser presença de Jesus me inspiram e me animam na caminhada nesse tempo presente? 

Confira a roda de conversa completa: 

Compartilhar.
Deixe uma resposta