Jovens participam e vivenciaram experiência herdada do carisma e da espiritualidade de Santo Inácio de Loyola

Elionardo Azevedo via CIJ

Buscando possibilitar uma formação integral para os e as jovens e proporcionando a vivência dos passos de Santo Inácio e o aprofundamento do seguimento a Cristo entre os dias 13 e 21 de janeiro, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), em Fortaleza, realizou a experiência da Jornada Inaciana Para Jovens, que reuniu participantes do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo.

A Jornada foi realizada em diversas etapas, todas relacionadas à vida de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Ela inicia com os Exercícios Espirituais, que representam a abertura e sensibilidade ao olhar interior e externo das etapas seguintes, que foram a formação e autoconhecimento, peregrinação, inserção sociocultural, voluntariado e colhendo frutos. Além disso, diversos momentos de integração e convivência permearam todo o encontro, visando o entrosamento e a construção de laços de afetividade, amizade e colaboração entre os jovens.

A partilha dos momentos experimentados também é de extrema relevância na Jornada, onde diariamente em pequenos grupos, os e as jovens podiam pontuar cada processo da experiência vivida. E falando em partilha, a jovem Maria Eduarda, que veio de São Paulo, enfatiza: “Experienciando cada etapa, uma coisa por vez, me ajudou a perceber que esse amor de Deus que a gente vê não está só dentro da igreja, mas nas pessoas…” assim ela destaca para nós.

Essa experiência visa incentivar que os e as jovens se integrem no serviço, na fé e na busca pela igualdade, encorajando-os a adotar novos elementos para seus projetos de vida, tornando-se assim pessoas comprometidas para e com os demais.

Compartilhar.
Deixe uma resposta