O encontro virtual oportunizou aos mais de quinze colaboradores contratados dos centros uma maior compreensão da Rede Inaciana de Juventude, da Província Jesuíta e do carisma inaciano

Ronnaldh Oliveira via MAGIA Brasil

A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, desde a última segunda (19), oportunizou aos mais de quinze colaboradores contratados de todo o país uma formação online sobre a compressão da própria Rede, a estruturação e organização da Companhia de Jesus no Mundo, Província dos Jesuítas no Brasil, bem como a vivência do carisma inaciano, sobretudo no acompanhamento dos jovens. A ação ocorreu também por conta dos 10 anos da Rede de Juventudes que deve ser celebrado em atividades presenciais e virtuais durante todo o ano.

Contando com a presença dos membros da coordenação da Rede, o ambiente foi também de descontração, amizade e familiaridade, próprio do objetivo da programação que também visou a aproximação dos colaboradores para uma melhor articulação da Frente Apostólica Juventude e Vocações.

Compreensão da Missão

Na segunda-feira após o momento de oração, o diretor do Centro MAGIS Inaciano de Juventude, padre Marcos Venturini, SJ, coordenou a conferência que tratou diretamente dos pressupostos da missão inaciana com as juventudes, assim como a partir de reflexões e trabalhos em grupo facilitou o crescimento na compreensão da missão que foi confiado a cada integrante da Rede, seja jesuíta, seja leigo.

Um olhar para “dentro de casa”

A Terça-feira foi conduzida pelo próprio Secretário para Juventude e Vocações, padre Edson Tomé Pacheco, SJ que tratou da organização da própria Companhia a nível mundial, continental, nacional e local. O sacerdote apresentou o organograma da Frente Apostólica Juventude e Vocações e como se organiza todo o trabalho na Província brasileira.

“É preciso seguir avançando nessa compreensão. Quanto mais formos nos apropriando de que somos Rede e onde nós queremos chegar, ajudaremos mais jovens na construção de seus projetos de vida, tendo em vista um futuro cheio de esperanças”, disse o Secretário.

“Me ajuda a crescer”

Nestes 10 anos de Rede Inaciana de Juventude, no I Encontro N acional de Colaboradores de Centros, diversos momentos foram oferecidos para os participantes interagirem e partilharem acerca dos temas propostos e suas ressonâncias pessoais.

“Fazer parte da Rede Inaciana de juventude primeiramente faz bem a nós mesmos, nos coloca em outros espaços, alarga o nosso mundo e nos ajuda numa melhor compreensão de fé. Tudo isso contribui para um melhor desenvolvimento do acompanhamento das juventudes”, enfatizou o pastoralista do Centro MAGIS Inaciano de Juventude, Geovane de Castro.

Compartilhar.
Deixe uma resposta