Na terça-feira da semana passada, dia 26, aconteceu o primeiro seminário do Ciclo de Seminários Online do Programa MAGIS Brasil. Esta proposta tem como objetivo dar continuidade a um dos ideais do Programa, que é oferecer e possibilitar espaços de formação e reflexão, ainda que em condições adversas como temos vivido por conta da pandemia de coronavírus. E é justamente neste contexto que as reflexões se inserem: todos os seminários do Ciclo abordarão temáticas que tangem a relação Igreja e pandemia.

Assista o conteúdo na íntegra aqui

Contando com a assessoria de Eduardo Brasileiro – sociólogo, membro do IPDM (Igreja Povo de Deus em Movimento) e coordenador da ABEFC (Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara) –, mais de 330 pessoas puderam participar em tempo real do debate deste primeiro dia do Ciclo, que abordou a Economia de Francisco e o Mundo Pós Crise.

Eduardo iniciou suas colocações destacando que “a magnitude do que está em jogo com essa pandemia é tão grande que não é uma civilização particular que nós estamos discutindo, mas é pelo destino da humanidade, da vida, que estamos entrando no debate de uma nova economia, de um novo sistema, diante desse cenário”.

Ele trouxe algumas das motivações de existência da Economia de Francisco e Clara, o seu processo de surgimento, chamando-a, inclusive, de “filha da Encíclica Laudato Si”, que recentemente completou 5 anos de publicação. O coordenador da ABEFC também destacou a principal provocação e convite que o Papa Francisco vem fazendo: realmar a Economia. Para Eduardo, “a Economia de Francisco e Clara realma um processo, reúne pessoas que estavam dispersas e constrói uma plataforma no entorno, nas suas possibilidades, de recompor as forças sociais”. Por fim, ele destacou o papel que a espiritualidade vem tendo nas discussões da Economia de Francisco para possibilitar o reconhecimento das capacidades humanas e a construção de novos mundos possíveis a partir disso.

Durante a exposição do assessor, diversas pessoas participaram do seminário através do envio de reflexões e perguntas nos comentários da transmissão, que foram organizadas em blocos para que Eduardo pudesse tecer seus comentários diante do que foi trazido pelo público e amarrar as reflexões desta noite tão frutífera.

Caso alguém queira saber mais sobre a Economia de Francisco e a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC), basta entrar em contato com o Eduardo Brasileiro, através dos seguintes meios: celular (11) 951476991 e e-mail [email protected]. Ou você pode também assistir o seminário completo, clique aqui.

O Ciclo de Seminários Online do Programa MAGIS terá continuidade com mais um seminário no dia 16 de junho, abordando Liturgia, Pastoral e Espiritualidade em tempos de isolamento social, e se encerra no dia 07 de julho com a assessoria sobre Os apelos da Amazônia em tempos de pandemia. Todos acontecerão às 20h no canal do Programa MAGIS Brasil no YouTube. Esperamos vocês para estarem conectados conosco!

Compartilhar.
Deixe uma resposta