P. Edson Tomé Pacheco, SJ encontrou o Diretor do Centro MAGIS Inaciano de Juventude, Conselho para Missão, grupos de jovens e demais representantes do serviço para a juventude e vocações da região 

Da redação
com informações do padre Edson Tomé Pacheco, SJ

O Secretário para Juventude e Vocações e Coordenador da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, P. Edson Tomé Pacheco, SJ participou de diversas reuniões durante a visita ao Núcleo Apostólico Teresina entre os dias 31 de maio e 04 de junho de 2023. Os encontros foram inspirados pelo fortalecimento do trabalho em rede entre as diferentes Frentes Apostólicas no Estado do Piauí.  

Agenda 

A agenda iniciou com a reunião do Conselho para a Missão do Núcleo, no dia 01º de junho. Também esteve presente o Diretor do Centro MAGIS Inaciano de Juventude (CIJ), P. Marcos Venturini, SJ, responsável pela articulação da Rede Inaciana de Juventude no Nordeste.

Na sexta-feira, 2, P. Edson Tomé e P. Marcos Venturini se encontraram com demais representantes do serviço para a juventude e vocações da região para conversar sobre a compreensão do novo ciclo apostólico da Província dos Jesuítas do Brasil, reconhecer as ações já realizadas e as oportunidades que surgem de um trabalho realizado em redes. 

Encontro com representantes das juventudes 

A comissão de juventude da Paróquia Santo Inácio recebeu o P. Edson Tomé no sábado, 3, para uma partilha formativa com o Coordenador do Núcleo Apostólico Teresina, P. Anselmo Dias, SJ sobre as preferencias apostólicas e a organização do Núcleo, bem como a necessidade de avançar no exercício da colaboração e do trabalho em rede. 

Em rede 

No mesmo dia houve o encontro com as lideranças do Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES), Comunidade de Vida Cristã (CVX) e Espaço MAGIS Teresina para um momento de partilha sobre o desejo de fortalecer a cultura do cuidado e da colaboração entre as redes apostólicas presentes no Estado. 

P. Edson Tomé destacou a importância do encontro entre as obras e a sintonia com as preferências apostólicas da BRA.  “Como Frente Apostólica somos convocados a vivermos em rede de colaboração a partir da missão comum: Acompanhar os jovens na construção de um futuro cheio de esperança. Compreendendo-nos como dom e serviço para e com os demais”. 

O jesuíta reforça que o trabalho para a juventude e vocações em Teresina, assim como em diferentes regiões do Brasil é anterior ao MAGIS e, por isso, deve ser considerado no plano formativo como um espaço de construção para o novo ciclo apostólico. 

A visita ao Núcleo Apostólico Teresina terminou com um encontro particular com as lideranças do Espaço MAGIS Teresina no domingo, 4. A reunião foi marcada pelo diálogo aberto, transparência e desejo de mais amar e servir. “Foram momentos de partilhas inspiradoras para recuperar a dinâmica de serviço amplo entre as obras”, explica P. Edson Tomé, SJ  

A visita ao Núcleo Apostólico Teresina proporcionou a realização de encontros inspirados pela possibilidade de ampliar os projetos em rede, de forma transversal entre as frentes apostólicas da região, fortalecendo o compromisso de que todos fazem parte de um Corpo Apostólico nacional e mundial.  

Compartilhar.

Deixe uma resposta