Em uma mesa composta por autoridades religiosas, acadêmicas e indígenas, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, dirigiu a palavra a centenas de pessoas presentes no auditório da FEI, em São Bernardo do Campo/SP

Caio Vieira via MAGIS Brasil

Na solenidade de abertura da 5° Semana de Estudos Amazônicos (SEMEA), realizada no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo/SP, o Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, reiterou o compromisso duradouro da Companhia de Jesus com as juventudes. O evento, que se estende até sexta-feira (29), contou com a presença de autoridades religiosas, acadêmicas, alunos da FEI, indígenas e personalidades da REPAM.

Compromisso com as juventudes

O secretário relembrou o envolvimento histórico da Companhia de Jesus com os jovens, destacando o seu papel na construção de um futuro cheio de esperança. Fez referência ao Sínodo de 2018 sobre “os jovens, a fé e o discernimento” e reafirmou o compromisso da organização de apoiar os jovens na elaboração de seus projetos de vida.

Padre Edson, em seu pronunciamento, destacou a missão da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil na articulação e promoção das ações apostólicas com jovens em todo o país. Enfatizou ainda a necessidade de fortalecer as redes internas e externas para garantir uma presença significativa entre a juventude brasileira e latino-americana.

Pensar globalmente a partir de cada realidade

Em meio aos desafios do território amazônico e as questões climáticas globais, o secretário ressaltou a importância de pensar globalmente e agir localmente. Ele concluiu seu discurso inspirando os jovens a serem transformadores de suas realidades, enfatizando que a colaboração e a comunhão são fundamentais para construir um mundo mais justo e sustentável.

Compartilhar.
Deixe uma resposta