“[…] descobri em mim, mais uma vez o chamado para o amor de Deus…”
A Casa MAGIS Manaus, realizou nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro o Retiro de Carnaval para Jovens, com o tema: “Os jovens, a fé e discernimento vocacional”, a luz do documento em preparação para o sínodo dos bispos sobre a juventude. Cerca de 30 jovens estiveram no retiro que começou às 11h30 de sábado (10/02) e foi realizado na Casa de Retiro Irmão Vicente Cañas, zona leste de Manaus.
Durante a tarde foi momento de apresentação da proposta do retiro, integração entre os participantes e a coordenação, além da confecção doas crachás e das máscaras para o baile de carnaval que foi realizado á noite após a primeira missa do retiro que foi presidida pelo padre Silas Silva, sj, Coordenador da Casa MAGIS Manaus. Logo após a missa foi servido o jantar e em seguida aconteceu a noite cultural, o carnaval, a noite terminou com momento de oração e lanche.
A proposta é que os jovens pudessem vivenciar os passos de Santo Inácio de através dos Exercícios Espirituais, usados no momento de oração pessoal durante o retiro, partilhas das experiências vividas e acompanhamentos individuais também foram realizados.
Vários participantes deixaram seu depoimento sobre a experiência de viver o retiro de carnaval e o jovem Paulo Vitor foi um deles, para ele o retiro serviu para descobri que como jovem é o rosto do mundo, “descobri em mim, mais uma vez o chamado para o amor de Deus e desejo a você que vem em 2019, redescobrir de novo o amor de Deus no teu coração, para que ele transcenda o verdadeiro significado da vida e da doação”.
No domingo, segundo dia de retiro, os jovens tiveram o momento de oração comunitária, e entrando na proposta do retiro o tema da manhã foi “O jovens no mundo de hoje”, o tema foi desenvolvido pela colaboradora da Casa MAGIS, Lidiane Cristo, depois de uma breve contextualização apresentou o ponto (matéria) de oração, Ana Lúcia Farias também colaboradora da Casa, apresentou os passos da oração e conduziu os retirantes para o momento de oração pessoal.
Na parte da tarde, Lidiane desenvolveu o tema “Como me vejo jovem hoje?”, e partir dele apresentou o ponto de oração. A missa do dia foi presidida pelo padre David Romero, sj, Delegado da Preferência Apostólica Amazônia, depois da missa e do jantar aconteceu os grupos de partilhas, os jovens puderam partilhar seu momento de oração, suas inquietações, suas vidas.
“O retiro me proporcionou algo fantástico, que continuarei trabalhando nos exercícios espirituais na vida cotidiana”, destacou Natália Moura, a jovem ressaltou ainda, que, o retiro foi bem muito proveitoso, que tirou das várias experiências algumas a serem trabalhados no grupo de jovens.
Fé e discernimento vocacional, foi o tema da manhã do terceiro dia de retiro, que teve oração comunitária na capela e em seguida o padre Silas Silva, sj foi quem trabalhou a temática, depois das dinâmicas e trabalho em grupo, apresentou o ponto de oração. Pelas tarde o convidado foi Diego Aguiar – jovem que trabalha na Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), ele trabalhou o tema Ação Pastoral.
Na parte da noite do terceiro dia de retiro aconteceu o Papo MAGIS*, que teve como convidados: Padre Zinildo Lima – Reitor do Seminário Arquidiocesano São José e falou da sua vocação presbiteral; Ir Sabrina Mosena Fsp, Irmã Filha de São Paulo (Paulinas), falou de sua vocação religiosa; Mariany Moura, Leiga Secretária Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (PJ), falou da sua vocação como leiga engajada; Sandra Lira e Ronilson Santos, que falaram de sua vida matrimonial. O dia terminou com o momento de oração.
No quarto e último dia de retiro, pela manhã a oração comunitária foi a beira da fonte, e os sonhos da oração comunitária do dia anterior foram apresentados em forma de origamis em uma pipa do MAGIS, para que pudessem voar o mais alto possível. Em seguida após o café os jovens retirantes foram para as oficinas. – Liderança Juvenil no Seguimento de Jesus Cristo que teve como oficineiro Janderson Thayson; Projeto de Vida, oficineiros, Pe Silas Silva e Ir Sabrina Mosena Fsp; – Ser Mais Consciente, que foi desenvolvida pelo Eixo Socioambiental da Casa.
Para o jovem Victor Hugo, o retiro de carnaval foi um espaço propicio para a experiência de deserto, silêncio e encontro com Deus, “pude conhecer a espiritualidade inaciana e está próximo de Deus”, destacou Victor.
A missa de encerramento foi presidida pelo padre Silas Silva, e contou com a participação de alguns familiares dos retirantes, que em seguida almoçaram com os seus junto aos demais.
*O Papo MAGIS é uma conversa onde os convidados falam de suas experiências de vida com o tema proposto e respondem a perguntas de forma bem descontraida.
Texto e fotos: Equipe de comunicação/Casa MAGIS Manaus