“Estamos aqui para contribuir no pensamento da Igreja para o acompanhamento das juventudes na construção de um futuro cheio de esperanças”, diz o Secretário para Juventude e Vocações, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
com informações de Jovens Conectados

O Santuário Nacional de Aparecida respirou juventude no último feriado prolongado.. Reunidos na Casa da Mãe, no interior de São Paulo, mais de quatrocentos participantes estiveram no XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude, promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, que teve início na quinta-feira (07) com o tema: “Do Sínodo dos Jovens ao Projeto Ao seu lado, o Magistério do Papa Francisco para as juventudes”.

Foram dois dias dereflexões sobre o trabalho da Pastoral Juvenil, especialmente com o projeto de evangelização trienal “ao seu lado”, organizado pela Comissão Episcopal para a Juventude.

Para o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão, Dom Vilsom Basso, o encontro foi um despertar para o amor com e para as juventudes. A partir do documento final do Sínodo dos Jovens, a exportação pós-sinodal Christus Vivit e à luz do magistério do Papa Francisco, o bispo traçou algumas reflexões sobre a juventude como “prioridade pastoral histórica” para a Igreja.

“É preciso que resgatemos o Sínodo e sua importância, visto que a pandemia nos atrapalhou nesse processo. Como o documento final traz, contudo, é preciso que possibilitemos para esta prioridade, que é a juventude, tempo, energia e recursos financeiros. Repitamos comigo: tempo, energia e recursos financeiros”, salientou.

Uma pastoral sinodal

Dom Vilsom refletiu ainda sobre as mudanças sociais e culturais que atingem os jovens, despertando para que a Pastoral Juvenil que só pode ser sinodal, de caminhar juntos. “E é isto que estamos fazendo aqui neste encontro com tantas e diversas expressões juvenis. Somos uma Pastoral Juvenil sinodal e que tem lugar para todos. Nós queremos caminhar juntos. E para ser uma pastoral sinodal é preciso privilegiar a linguagem da proximidade, do amor desinteressado que toca o coração e desperta sonhos. É a gramática do amor”.

Projeto “ao seu lado”

Todos os participantes receberam uma cópia do projeto trienal de evangelização da juventude no Brasil. Ele foi construído a partir da contribuição de todo o país através de análise do projeto anterior “Ide”, escuta e reflexão das diversas expressões juvenis e o encontro de Revitalização, realizado em junho de 2022 em Niterói/RJ.

Presença do MAGIS BRASIL

A Rede Inaciana de Juventude -MAGIS BRASIL participou de forma integral da programação do encontro, contribuindo com a reflexão dos compromissos assumidos pela vida Religiosa Consagrada no trabalho com os mais jovens.

O Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Edson Tomé Pacheco, SJ afirmou que o encontro foi uma grande oportunidade para a unidade daqueles que a partir de suas vocações, acompanham as juventudes. “Estamos aqui para contribuir no pensamento da Igreja para o acompanhamento das juventudes na construção de um futuro cheio de esperanças. Fazemos isso em sinodalidade, tecendo redes, construindo pontes. Sem diálogos internos no ambiente eclesial, não avançaremos com as juventudes que querem cotidianamente dialogar conosco”.

Compartilhar.
Deixe uma resposta