Para o Programa MAGIS Brasil, o ano de 2017 foi intenso e marcado por grandes desafios, como a realização do III Fórum MAGIS e a inauguração de dois novos espaços: um, em Curitiba (PR) e outro, em Russas (CE). Assim, após três anos de atuação, a ação apostólica da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA junto à juventude alcança novo momento. Segundo o padre Jonas Caprini, coordenador do Programa MAGIS Brasil e secretário para Juventude e Vocações da Província BRA, a iniciativa adentrou em sua terceira fase. “Nosso grande objetivo em 2017 era promover maior aproximação e articulação com outras obras da Companhia de Jesus, da Igreja e de organizações sociais que atuam junto às realidades juvenis. Nesse período, estreitamos os laços, por exemplo, com jesuítas de diferentes plataformas apostólicas, com os colégios da Rede Jesuíta de Educação – RJE, com a Comunidade de Vida Cristã – CVX, por meio da realização de eventos em parceria, assessorias e até contamos com a inauguração e atuação de Espaços e Casa MAGIS dentro dos colégios jesuítas”, explica.

Nesse contexto, segundo padre Jonas, o trabalho de construção e articulação em rede, tanto em âmbito externo quanto interno, é permanente. “É preciso estar em constante avaliação, acompanhamento e fortalecimento de nossa rede. O Programa MAGIS Brasil não tem o objetivo de aumentar seus números de participantes, de eventos ou mesmo de obras somente quantitativamente. Buscamos, na verdade, estreitar laços e contribuir com a formação de outras redes de serviço para a juventude a partir das diversas realidades juvenis e suas demandas em nosso país”, afirma.

Para 2018, o Programa MAGIS Brasil continuará promovendo o trabalho em rede internamente, vislubrando fortalecer e expandir, ainda mais, essa forma de atuação no ambiente externo, ou seja, ir ao encontro de outras redes e projetos que tenham missão e demandas relacionadas com a proposta do MAGIS Brasil para a juventude. “No próximo ano, nós queremos fazer mais parcerias com as obras jesuítas, por exemplo, com outros colégios da Rede Jesuíta de Educação, com as nossas paróquias, CVX, centros sociais, etc.”, conta padre Jonas.

A partir de 2018, o MAGIS Brasil lançará um tema orientador comum para os Centros, Casas e Espaços MAGIS, com o objetivo de inspirar ações e experiências ligadas à identidade do Programa. “Em 2018, o tema comum será Ser + Consciente. Trata-se de um assunto que, abordado de diferentes formas, pode ajudar os jovens a descobrir o mundo onde vivem e seu lugar nele; que os inspire à vivência da fé madura e do engajamento social crítico; que amplie sua capacidade de analisar a realidade e compreender as implicações da vivência diária do Evangelho”, compartilha o jesuíta. Padre Jonas ressalta que “é bastante gratificante perceber o quanto os jovens abraçaram a proposta do Programa”.

Para ele, o magis inaciano é muito forte no trabalho com a juventude. “A nossa rede caracteriza-se pelo profundo espírito de fraternidade e colaboração. Todos são cooperadores da missão e se responsabilizam por ela. 2017 foi um ano de muita violência e perdas, sobretudo para as juventudes de nosso País. Diante de um cenário de inseguranças, meu clamor para os nossos jovens, nesse novo ano que começará, é que persistam e insistam na esperança. É preciso esperar e confiar, à luz de Deus, que dias melhores virão. Além disso, ter a consciência de que lutar e resistir é sempre preciso”, conclui.


Texto originalmente publicado no Em Companhia, o Informativo dos Jesuítas do Brasil. Edição 40, ano 4, novembro e dezembro de 2017. Para conferir o informativo completo, clique aqui.

Compartilhar.
Deixe uma resposta