A Casa MAGIS Manaus promoveu, entre os dias 18 e 19 de novembro, mais uma edição do Mochilaço Jovem. Neste ano sob a luz do tema: “Juventude Mochileira, com Maria somos mensageiros da Alegria do Encontro” e Lema: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.

O trajeto, que possuía 19 km de extensão, iniciou no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, e seguiu até a Área Missionária Nossa Senhora Aparecida no distrito de Cacau Pirera, município de Iranduba na região metropolitana. Cerca de 55 participantes mochileiros, 25 colaboradores e equipe de coordenação, além de 5 oficineiros, participaram da atividade.

Durante o percurso que aconteceu no primeiro dia, chamado de Peregrinação Inaciana, os mochileiros foram convidados a fazerem 5 paradas de reflexão de acordo com a temática, na oração de contemplação dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, a partir dos 5 sentidos. Trata-se de cristificar o olhar, escutar, falar e agir.

A partir da peregrinação inaciana os mochileiros foram chamados a contemplar Deus e sua criação, aprofundar, conhecer a relação consigo mesmo, com o mundo e com o transcendente.

Cada parada teve um sentido e tema a ser refletido. ‘’Visão: o anuncio do anjo a Maria’’, aconteceu em frente à sede do Sul América Esporte Clube; ‘’Tato: visita de Maria a sua prima Isabel’’, aconteceu na comunidade São Vicente de Paulo, onde também é sede da casa de acolhida para idosos; ‘’Olfato: fuga para o Egito’’, aconteceu na comunidade de Santo Antônio sede da Paróquia Santo Antônio; ‘’Paladar: primeiro milagre’’, aconteceu na comunidade Santo Antônio de Pádua da Paróquia de São Vicente de Paulo, onde foi servido o almoço.

Depois do almoço, houve um breve momento de descanso e em seguida a peregrinação foi retomada com o percurso na ponte sobre o Rio Negro. Na última parada de reflexão, os mochileiros contemplaram o sentido da ‘’Audição: grande família de Jesus’’, que aconteceu a menos de 1km da sede da Área Missionária Nossa Senhora Aparecida – o destino final.

Chegando na comunidade Nossa Senhora Aparecida no Cacau Pireira os mochileiros foram recebidos com fogos e muita animação da juventude da comunidade que os recebiam dançando. Os jovens, cansados do percurso, foram liberados para tomar banho e jantar e em seguida participaram de uma vigília preparada pela equipe de animação. A noite terminou com partilhas das suas experiências vividas durante o dia de peregrinação.

No dia seguinte, domingo, todos participaram do momento de oração comunitária e pessoal e uma pequena orientação para a visita às famílias residentes nas comunidades de Cacau Pireira, Mutirão e Mutirãozinho. A visita aconteceu durante toda a manhã. Na parte da tarde os mochileiros e comunitários puderam participar das oficinas de Mulher; Projeto de Vida; Dança Circular; Jogos Socioambientais, Espiritualidade e Famílias.

O encerramento aconteceu na sede da Área Missionária com a celebração eucarística presidida pelo padre Silas Silva, SJ, coordenador da Casa MAGIS Manaus.

Clique aqui para conferir o registro fotográfico do evento.


Texto e fotos: Casa MAGIS Manaus

 

Compartilhar.
Deixe uma resposta