Dez candidatos iniciaram o período de discernimento vocacional com retiro e atividades pastorais na Convivência Loyola, em Anchieta (ES)
Guilherme Freitas via MAGIS Brasil com informações de Padre Ponciano Petri, SJ
As atividades do Plano de Candidatos ao Noviciado Jesuíta começaram no dia 6 de fevereiro, com a chegada de dez jovens à Convivência Loyola, em Anchieta (ES). Durante esse período, eles aprofundarão o discernimento vocacional por meio de retiros, formações e atividades pastorais. Os candidatos são de diversas partes do Brasil, incluindo Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul e Ceará.
Amigos no Senhor
O retiro, que marcou o início dessa caminhada de discernimento vocacional, teve como tema “Amigos no Senhor: Um dom e um projeto de vida”. Na primeira semana, os participantes fizeram um tríduo de retiro, refletindo sobre sua vocação e aprofundando a espiritualidade inaciana. Sob a orientação do Coordenador do Plano de Candidatos, Pe. Ponciano Petri, SJ, compartilharam suas histórias de vida e a trajetória de discernimento que os levou até esse momento.”
Além dos momentos de oração e formação, os candidatos participaram de celebrações nas comunidades da Paróquia de Iconha. A programação incluiu a organização de uma gincana bíblica e a participação em uma missa na matriz paroquial. Também conheceram mais sobre a vida e missão de São José de Anchieta, patrono da Companhia de Jesus no Brasil.
Corpo Apostólico
Durante a Convivência Loyola, diferentes jesuítas estarão presentes e trabalharão com os candidatos, auxiliando-os no discernimento e apresentando as diversas frentes apostólicas da Companhia de Jesus. A partilha dessas experiências ajudará a fortalecer o espírito de fraternidade e o sentido de Corpo Apostólico, elementos essenciais na caminhada vocacional.
