Avançando com o Planejamento Estratégico 2021-2024, o MAGIS Amazônia encerra o ano de 2022 colocando em prática um novo ciclo apostólico.

No dia 15 de dezembro, o diácono Carlos Miguel de Brum Lopes, SJ, assumiu a direção do Centro MAGIS Amazônia (CMA) para dar continuidade à missão que o irmão Davidson Braga, SJ desempenhava até então. Além de ser diretor do Centro que está em Belém, o trabalho do Carlos Miguel é de articular a frente apostólica Juventude e Vocações na Amazônia e coordenar o Eixo Justiça Socioambiental no MAGIS Brasil.

Desde que retornou à Amazônia no dia 08 de dezembro, o novo diretor está conhecendo o modo de funcionamento do MAGIS na região e teve oportunidade de conviver com jovens líderes em Manaus, Santarém e Belém nesses primeiros dias de integração. Fez também contato com algumas lideranças das instituições e comunidades parceiras do CMA.

As primeiras semanas estão sendo de escuta atenta. Acompanhado pelo irmão Davidson neste tempo de transição, Carlos Miguel vai se atualizando do processo de discernimento feito desde 2020 na Província do Brasil da Companhia de Jesus (BRA) e como isso reflete na missão do MAGIS Brasil. Desse discernimento, surgiu o tema que acompanhou a última reunião Ampliada Nacional do MAGIS: “um novo ciclo apostólico”.

Diácono Carlos Miguel de Brum Lopes, SJ; Ir. Davidson Braga, SJ

“Estamos num momento favorável para pensar, discernir e projetar um NOVO CICLO APOSTÓLICO pautado, especialmente, pelo reconhecimento que o cuidado com as juventudes não é uma missão exclusiva do Programa MAGIS e, por isso, apostar no fortalecimento do trabalho em rede e de colaboração com os outros atores eclesiais e sociais dedicados ao cuidado das juventudes.” (Grupo de Trabalho Juventude e Vocações, discernimento Apostólico da BRA 2020)

Nossa presença em Santarém

Entre tantas novidades, o processo que vivemos permitiu-nos chegar à clareza de que é o momento de integrar definitivamente as atividades apostólicas com jovens em Santarém ao Centro MAGIS Amazônia.
O acompanhamento de jovens no oeste paraense teve início a partir da Pastoral Universitária, com a presença do padre Adilson Almeida, SJ. Posteriormente, com a criação da Província do Brasil (BRA) em 2014 e do Programa MAGIS Brasil em 2015, o padre Edson Tomé, SJ, incentivou a criação do Espaço MAGIS Santarém, inaugurado em maio de 2016. Naquela configuração do MAGIS, muitos Espaços e Casas foram surgindo pelo Brasil, chegando a mais de vinte. Já em 2019 abandonamos a nomenclatura Casa MAGIS, a identidade dos Espaços foi sendo amadurecida ao longo dos anos e novos modelos pastorais foram surgindo.

Nos últimos três anos, a Companhia de Jesus viveu um processo de discernimento da presença apostólica em Santarém, culminando com a decisão de entregar a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro à arquidiocese em abril de 2022. Os jesuítas receberam novas destinações, permanecendo apenas o padre Vanildo Pereira, SJ na cidade para dar continuidade a um projeto iniciado com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI). A permanência do Vanildo permitiu também a continuidade do Espaço MAGIS Santarém ao longo do ano de 2022.

Em fevereiro deste ano, foi constituída uma coordenação colegiada com quatro jovens acompanhada pelo diretor do Centro MAGIS Amazônia. Graças ao esforço desta coordenação e a assessoria do CMA, foi possível realizar importantes experiências para a formação da juventude santarena, tais como Missão de Semana Santa, Missão de Férias, Peregrinação Inaciana e Exercícios Espirituais para Jovens, além de outras.

Em paralelo, o projeto do CIMI articulado pelo padre Vanildo, avançou bastante em vistas de abrir uma comunidade local deste Conselho. Neste contexto, ao findar o ano, a Companhia de Jesus encerra sua presença institucional na Arquidiocese de Santarém. O padre Vanildo foi confirmado pelo provincial como coordenador da pastoral indigenista da BRA e permanecerá na cidade como missionário do CIMI, vivendo nesta nova comunidade.

Com o fim de nossa presença institucional, as atividades apostólicas com Juventude e Vocações na região se dará a partir do Centro MAGIS Amazônia. Mesmo com o fim do Espaço MAGIS Santarém, se manterá uma coordenação colegiada local para pensar as experiências ao longo do ano enquanto a juventude santarena desejar apresentar o MAGIS a outros jovens. Nos dias 16 a 18 de dezembro, o irmão Davidson e o diácono Carlos Miguel estiveram em Santarém para um encontro com os jovens e puderam explicar como se dará este novo modelo apostólico. Segundo o irmão Davidson, “este modelo está em plena sintonia com o novo ciclo apostólico e já acontece na região centro-oeste do país. Ali, o Centro MAGIS Burnier articula atividades em Sinop e Cuiabá, sem que haja necessariamente um Espaço MAGIS nesses locais.”

Articulação Regional MAGIS Amazônia

Neste “novo ciclo apostólico”, queremos favorecer ainda mais o sentido de parcerias e redes de colaboração. Com a renovação de jesuítas nas presenças apostólicas que acompanham jovens na Amazônia, vemos um sinal de esperança para alcançar ainda mais este objetivo. Além da nova direção do Centro MAGIS Amazônia, o Espaço MAGIS Manaus também receberá um novo coordenador. O jesuíta Fabrício Vassoler foi destinado para a capital amazonense e iniciará seu trabalho em fins de janeiro de 2023, reforçando a equipe local de colaboradores do Espaço. Nesta missão, ele contará também com o apoio do padre Alex Palmer, SJ que assumiu recentemente como pároco da área missionária Santa Margarida de Cortona e colaborou anteriormente com o MAGIS. Juntos poderão avançar numa maior articulação entre a área missionária e o MAGIS.

Para avançar ainda mais nesta articulação, já está sendo elaborada a próxima reunião ampliada que acontecerá nos dias 18 a 21 de fevereiro em Belém. Na ocasião, alguns representantes das diferentes frentes apostólicas vão planejar ações estratégicas para o ano de 2023 e 2024 no regional, levando as experiências MAGIS a diversas realidades juvenis neste pedaço de chão.

Desejamos boas-vindas aos que chegam para somar neste caminho e agradecemos ao irmão Davidson e aos escolásticos Edmo Flores e Klebson Dantas que colaboraram intensamente no ano de 2022 e agora seguem para nova missão.

Compartilhar.
Deixe uma resposta