Como obra apostólica da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA, o Programa MAGIS Brasil disponibiliza abaixo a nota de esclarecimento, em apoio ao corpo apostólico que faz parte.
Diante da reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada em 6 de junho, referente ao apoio para o governo atual oriundo das TVs católicas nacionais, a Companhia de Jesus no Brasil esclarece que foi surpreendida pela publicação e lamenta profundamente. A Ordem religiosa esclarece ainda que a TV Século XXI não pertence à Companhia de Jesus e que a participação de seu representante legal na referida reunião não contou com a permissão e o aval da Província dos Jesuítas do Brasil.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Diante da reportagem do jornal O Estado de S. Paulo “Por verbas, TVs católicas oferecem a Bolsonaro apoio ao governo”, publicada em 6 de junho, a Companhia de Jesus no Brasil esclarece que foi surpreendida pela publicação e lamenta profundamente. Ressaltamos, que não estávamos representados institucionalmente na reunião com o presidente da República, com membros de algumas emissoras de TV de inspiração católica e alguns parlamentares.
Esclarecemos que a Rede Século 21 não pertence à Companhia de Jesus e, deste modo, a participação de seu representante legal na referida reunião se deu por interesse próprio da emissora. Conforme alertados na nota da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), publicada ontem (06/06), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e demais associações relacionadas, as emissoras intituladas ‘de inspiração católica’ possuem naturezas diferentes e seguem seus próprios estatutos e princípios editoriais.
Ressaltamos que a Província dos Jesuítas mantém – e sempre manteve – relações institucionais com agentes públicos e os poderes constituídos tendo como base os valores do Evangelho, assim como os valores democráticos, republicanos, éticos e morais.
A atuação da Província do Brasil está também pautada pelas quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus:
1. Mostrar o caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais e do discernimento.
2. Caminhar com os pobres, os descartados do mundo, os vulneráveis em sua dignidade em uma missão de reconciliação e justiça.
3. Acompanhar os jovens na criação de um futuro promissor.
4. Colaborar no cuidado da Casa Comum.
Por isso, sentimo-nos chamados a apoiar as vítimas das injustiças e desigualdades fruto dos “atuais modelos dominantes de desenvolvimento” que “deixam milhões de pessoas, especialmente jovens e pessoas vulneráveis, sem oportunidades para integrar-se na sociedade”. Assumimos, enquanto Igreja da América Latina, a opção preferencial pelos pobres e não podemos abandoná-los em detrimento de interesses outros que não os do Evangelho.
A Província dos Jesuítas do Brasil reafirma o seu compromisso com o serviço da fé e a promoção da justiça, em comunhão com o Papa Francisco e com toda a Igreja no Brasil, representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ
Provincial dos Jesuítas do Brasil