Os dias 15, 16 e 17 de março foram marcados por oração e partilha no noviciado das Irmãs Dominicanas em Porto Nacional, no Tocantins

Antônio F. Escobar via Centro MAGIS Burnier

A equipe do Centro MAGIS Burnier promoveu um retiro de final de semana fundamentado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, no qual também colaboraram os candidatos Antônio Escobar (Recife/PE) e Thales Mendes (Caraguatatuba/SP), dando início à vida apostólica, dimensão fundamental do discernimento vocacional.

A experiência de retiro permitiu a cerca de 30 jovens – incluindo religiosas dominicanas, leigos, leigas e seminaristas das dioceses de Porto Nacional e Miracema – a oportunidade de se aprofundarem no mistério da encarnação do Verbo de Deus entre nós. O silêncio, as orações e as partilhas, para além de facilitarem um processo de encontro com o Senhor, também incentivaram os jovens e as jovens a seguirem no caminho do discernimento e da eleição, plantando as sementes de um projeto de vida centrado no serviço aos irmãos, às irmãs e ao mundo.

Acolhida da proposta

A proposta de retiro foi acolhida com muito ânimo tanto pelos participantes vocacionados à vida religiosa e à diocesana, quanto pelos jovens leigos e leigas, tendo em vista que foi frisado que, inseridos no Amor de Deus, todos somos vocacionados e vocacionadas a uma vida digna e feliz. Se, por um lado, é verdade que os frutos de atividades como essa podem demorar algum tempo para brotar, também é fato que os participantes saíram do retiro animados e animadas para dar continuidade aos seus projetos de vida, o que inclui a participação em um novo retiro inaciano a ser realizado em maio deste ano.

Acerca dos benefícios da experiência do retiro inaciano em sua vida, a jovem Thaynara Noberto diz que “o sentimento que tenho é de gratidão. Como é bom poder conhecer mais de Jesus e caminhar com quem caminha com Ele! Através do silêncio, que temia muito, fui me encontrando e encontrando minha intimidade com Ele. A dinâmica inaciana é bem diferente dos retiros dos quais já participei e desde o primeiro encontro queria que todos pudessem ter essa experiência! É impossível sair sem um aprendizado que se pode praticar no dia a dia. Que bom que vocês trouxeram essa linda experiência para nós”.

Compartilhar.
Deixe uma resposta