“Caminheiro, você sabe, não existe caminho. Passo a passo, pouco a pouco e o caminho se faz.” Benedito Prado

Elionardo Azevedo via CIJ

Em março, em duas oportunidades (01 a 03 e 15 a 17), o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) realizou e sediou edições da Primeira Etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens em 2024. Os participantes deram o primeiro passo nesta experiência de retiro a partir dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, com metodologia adaptada em etapas e direcionada para jovens.

Objetivo da Experiência

O objetivo é ajudar os e as jovens a desenvolverem a consciência de si mesmos, reconhecerem a presença de Deus em sua história e aceitarem o chamado de Jesus para segui-lo. Através dessa primeira parte dos exercícios, cada um e cada uma foi convidado(a) a descobrir-se único(a) em meio a toda a Criação e, principalmente, saber ser amado e amada incondicionalmente pelo Criador. O “Princípio e Fundamento” é a porta de entrada para todo o processo e experiência espiritual a serem feitos segundo a metodologia inaciana. É relevante destacar que os elementos centrais desta experiência são a oração pessoal e comunitária, o silêncio, o acompanhamento espiritual e a partilha.

Ao partilhar sobre essa experiência dos EEJ, Renato Lopes, de Fortaleza (CE), relata: “A experiência da primeira etapa me trouxe para um momento presente ao vivenciar a pessoa de Jesus, ao ouvir o canto dos pássaros de longe e, de perto, ao abrir os olhos e deparar-me com a flor do deserto. Isso mostra o quanto a pessoa de Jesus está ao meu lado, mesmo muitas vezes achando-me sozinho. Hoje tenho a certeza de que nunca estou só. Traz consigo um sentimento de amor, ternura, compaixão, força e coragem.” Já Joiciane Oliveira, de Russas (CE), reflete e partilha: “Diante da correria do dia-a-dia e quando cheguei no EEJ, precisei silenciar totalmente, foi algo desafiador, porém era tudo que eu precisava, a paz de Deus, o amor de Deus. Coisa linda é ver o agir de Deus até nos mínimos detalhes, estou simplesmente encantada pelo amor de Deus em minha vida.”

O itinerário espiritual continua. Mais quatro datas estão programadas para acontecer os Exercícios Espirituais Para Jovens em 2024 no Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), em Fortaleza (CE).

Compartilhar.
Deixe uma resposta