A experiência oportunizou convivência, conhecimento da história da Companhia de Jesus na região e oração pelas vocações

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL

A cidade de Santo Ângelo (RS) protagonizou na última semana junto de outros municípios da região a Jornada Vocacional Missionera, organizada pela Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL.  Contando com a participação de vocacionados, jesuítas, sacerdotes diocesanos e leigos, a programação variou entre visita aos jovens no contexto escolar, casas de famílias e conhecimento histórico da presença da Companhia de Jesus no território. O cume da semana foi a ordenação do diácono Carlos Miguel Lopes, SJ no sábado, 15.

Com início na terça-feira, 11, os missionários foram alojados nas casas de famílias que voluntariamente cederam os espaços. Oportunidade de convivência, estabelecimento de vínculos e testemunho cristão. A programação dos demais dias foi dividida entre visitas em escolas regulares, técnicas e internatos, celebrações em comunidades periféricas, como também benção em inúmeras casas de participantes da Paróquia Sagrada Família, administrada por religiosos da Congregação que leva o nome da Igreja.

Conhecendo a história

Na quinta-feira, 13, parte dos missionários foram convidados a conhecer o Santuário do Caaró, localizado no município gaúcho de Caibaté. O local homenageia a morte dos santos mártires missioneiros, Roque González de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e Juan del Castillo (ou João de Castilho), ocorridas em 1628.

Já no final da tarde do mesmo dia, após serem acolhidos na comunidade jesuíta localizada em São Miguel das Missões (RS), os peregrinos puderam conhecer as ruínas da Redução Jesuítica de São Miguel das Missões que marca até hoje a missão da Companhia de Jesus com os povos Guaranis na região.

O Espetáculo “Som e Luz” que conta a história da invasão dos espaços da Redução por portugueses e espanhóis foi assistido pelos mais de 10 missionários no local.

Ordenação Presbiteral

A Jornada Vocacional Missionera também teve o intuito de introduzir os participantes à melhor vivência da ordenação sacerdotal do diretor do Centro MAGIS Amazônia, diácono Carlos Miguel Lopes, SJ.  

Adotando o lema presbiteral “Mostra-me Senhor os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas” (cf Sl 25), o diácono foi ordenado pelo bispo da diocese de Santo Ângelo, dom Liro Vendelino Meurer.

A celebração foi transmitida pelo canal oficial do Youtube dos Jesuítas do Brasil e da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL.

Compartilhar.
Deixe uma resposta