Editorial (com Informações da Sala de Imprensa da Santa Sé)

No 58° Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em 2024, o Papa Francisco centra sua atenção em um tema provocador e contemporâneo – “Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana”. Esta escolha reflete uma profunda consideração sobre como a tecnologia emergente de IA está interagindo e influenciando a essência da comunicação humana.

A Sala de Imprensa da Santa Sé destacou em seu comunicado que “como todas as revoluções, também esta baseada na inteligência artificial coloca novos desafios para que as máquinas não contribuam para espalhar um sistema de desinformação em larga escala e não aumentem a solidão daqueles que já estão sós, privando-nos do calor que só a comunicação entre pessoas pode dar”. Nesta declaração, é clara a preocupação com a preservação da autenticidade e calor humano em meio à rápida digitalização da comunicação.

Neste contexto, a IA, com sua habilidade de simular processos de pensamento e linguagem humanos, é uma espada de dois gumes. Enquanto oferece avanços significativos e oportunidades para aprimorar a comunicação, também apresenta riscos inerentes de amplificar a desinformação e o isolamento social.

É aqui que a visão prudente do Papa Francisco se torna central. Ele advoga por uma ‘sabedoria do coração’ que serve como um guia moral e ético na integração da IA. A autenticidade da comunicação humana deve ser mantida e valorizada; a tecnologia deve enriquecer, não diluir, a experiência humana.

A Santa Sé articula uma chamada para ação e responsabilidade. “Orientar a inteligência artificial e os algoritmos, de modo que haja em todos nós uma consciência responsável no uso e no desenvolvimento dessas diferentes formas de comunicação, que acompanham as das redes sociais e da internet. A comunicação deve ser orientada para uma vida mais plena da pessoa humana”. Este é um apelo para garantir que a inovação tecnológica seja alinhada e integrada com princípios éticos, reafirmando a dignidade humana no cerne de todas as interações.

Compartilhar.
Deixe uma resposta