Confira o vídeo abaixo sobre a história desse santo que foi exemplo de cuidado com os pobres!
Fazia verão na litorânea Viña del Mar, no Chile, quando veio ao mundo o primeiro filho do casal Alberto Hurtado e Ana Cruchaga, em 22 de janeiro de 1901. Em sua infância e adolescência, estudou no Colégio Santo Inácio, o que o fez conhecer os jesuítas e certamente despertou seu discernimento vocacional, fazendo-o tornar-se noviço aos 22 anos de idade, logo depois de terminar o curso de direito. Dez anos mais tarde, em 1933, Alberto Hurtado torna-se sacerdote da Companhia de Jesus.
Apaixonado pelos estudos, formou-se em filosofia, teologia e pedagogia e sempre colocou seus dons e sabedorias ao serviço dos irmãos, sobretudo os jovens e empobrecidos. Acompanhou de perto universitários e grupos de jovens, sendo para eles professor, admirável amigo e guia espiritual. Atento e sensível às exigentes realidades sociais e econômicas enfrentadas pelo povo chileno e latino-americano, fundou o Lar de Cristo (Hogar de Cristo) e a Ação Sindical e Econômica Chilena (ASICH), onde aproximou o sonho de um país com justiça, respeito e solidariedade à vida de tantos e tantas que ainda hoje vivem as periferias da existência.
Alberto Hurtado foi alguém que já à sua época soube colocar em prática as preferências apostólicas universais que hoje guiam a Companhia de Jesus, caminhando sempre ao lado dos pobres e acompanhando os jovens na criação de futuros promissores. Fez sua páscoa em 18 de agosto de 1952 e no ano de 2005 foi canonizado pelo papa Bento XVI. Ele viveu a grande revolução de um cristianismo radical e segue sendo para nós “um fogo que acende outros fogos”. Que muitos sigam sendo iluminados pelo seu testemunho de uma vida totalmente fiel ao modo de proceder de Cristo.
concede-nos a fortaleza e a alegria para dedicarmos nossas vidas ao serviço
dos que sofrem com a pobreza, a injustiça, a miséria, a falta de sentido e
qualquer tipo de ferida. Que possamos amar e servir, sobretudo, a juventude
empobrecida, e que nossa ação propague em todos os cantos Seu amor e
Sua justiça. Que sejamos um fogo que ascende outros fogos!
Santo Alberto Hurtado, rogai por nós!