Sete jovens dos mais variados cantos do país professaram votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência entre os Jesuítas em Feira de Santana (BA)

MAGIS Brasil
Com informações de Renato Corrêa, sj

O final do mês de janeiro foi de ação de graças para a Companhia de Jesus que acolheu no último sábado, 28, sete novos jesuítas. Ao final dos dois anos de noviciado em Feira de Santana (BA) foram acolhidos por sacerdotes e irmãos da Província Jesuíta do Brasil. A celebração aberta ao povo, contou também com a presença da comunidade leiga que acompanhou a trajetória dos neoprofessos.

A Eucarística presidida pelo Provincial da Companhia, Padre Mieczyslay Smida, SJ, levou os presentes a refletirem sobre a importância ao chamado de Deus na radicalidade.

“É o momento de percebermos que a nossa resposta, ou melhor, a resposta de vocês, é a resposta ao grande desejo de decidir aquilo que Deus pede. Seguindo esse caminho na Companhia de Jesus”, disse.

Lema

O lema escolhido pelos jovens para viverem a consagração foi retirado do Evangelho de São João “Eu que vos escolhi” (cf Jo 15,16), afim de expressar a ação de Deus que sempre protagoniza o chamado.

“Nossos votos hoje reafirmam uma entrega que se faz oblação. Os Conselhos Evangélicos não são uma opção, ou algo oferecido somente a nós por possuirmos uma vocação “especial”, mas são a modalidade e a vida que Deus nos revela no Evangelho, para doar tudo, para amá-lo de todo o coração, com toda a mente e vontade, e para amar o próximo como Cristo o amou, até doar a ele a própria vida”, afirma Renato Corrêa, jesuíta neoprofesso.

Após o noviciado

Os novos Jesuítas após professarem os votos foram destinados para a cidade de Belo Horizonte (MG) onde continuarão o percurso formativo proposto pela Companhia de Jesus.

Vocações Jesuítas

Os projetos do Programa MAGIS Brasil são instrumentos de animação vocacional que conduzem o jovem a buscar o sentido da vida e seu lugar na construção do Reino. Suas ações provocam os jovens a aprofundar a fé, comprometendo-se com o projeto de vida de Jesus. Assim, são desencadeados processos que levam à construção do projeto de vida pessoal, iluminado pelos apelos do chamado do Jovem de Nazaré.

Dentre os jovens inquietos vocacionalmente, os rapazes que sentem o desejo de conhecer e aprofundar a vocação à Companhia de Jesus são acompanhados individualmente ou em grupo (Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano – GAVI). O processo do acompanhamento é personalizado e o tempo de duração depende da caminhada de cada jovem em particular.

Acompanhe o vídeo síntese da Profissão Religiosa Jesuíta 2023

Compartilhar.
Deixe uma resposta