Encontro “Cuidado com o Cuidador” Destaca a Importância do Autocuidado na Missão

Caio Vieira via MAGIS BRASIL

O Centro Cultural de Brasília (CCB) sediou na última semana um encontro da Comissão Nacional de Vocações da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Participantes de diversas regiões se reuniram para uma vasta programação com a temática “Cuidado com o Cuidador”. O objetivo principal foi refletir sobre a essência do autocuidado, especialmente para aqueles que estão constantemente a serviço dos outros.

O inicio do Itinerário foi pautado por uma acolhida calorosa conduzida pela assessora nacional vocacional, Irmã Maristela Ganassini e o membro da comissão e diretor do Centro MAGIS Burnier, Ir. Ubiratan Costa, SJ. Ao longo do dia, os participantes foram imersos em momentos de oração, reflexão e partilha, enriquecidos pela assessoria da renomada Ir. Zirlaide Barreto Mendonça, conhecida por sua vasta formação e dedicação à animação vocacional.

A celebração eucarística, um dos pontos altos do evento, foi presidida pelo Pe. Guilherme Maia Junior, assessor da CMOVIC. A presença de diversos assessores da CRB adicionou profundidade e perspectiva ao evento.

Irmão Ubiratan Costa, SJ compartilhou sua experiência: “O encontro me ajudou a perceber que minha missão parte de uma consciência primeira que devo me cuidar para poder melhor acompanhar outros. Tudo isso iniciando no encontro pessoal com o Senhor na vida espiritual. Minha vocação passa pelo cuidado comigo, acompanhado por Ele para chegar aos demais”.

As atividades se estenderam até o dia 11 de setembro, abrangendo momentos de planejamento, avaliação, celebrações e partilhas. O encerramento, realizado na capela, proporcionou um espaço para os participantes expressarem, em palavras singelas, a essência do que o encontro representou para eles.

Este encontro é um lembrete poderoso da importância do autocuidado na jornada de servir ao próximo.

Compartilhar.
Deixe uma resposta