Deus se encarna na experiência humana: escuta os clamores de quem sofre, desce, se faz povo com o povo, acolhe, transforma. Partilhas da juventude presente na experiência MAGIS EncarNAÇÃO.

O Centro MAGIS Burnier realizou de 29 de dezembro de 2022 a dia 1º de janeiro 2023 a experiência MAGIS EncarNAÇÃO. A atividade contou com a participação de 33 jovens vindos das cinco regiões do Brasil. O público pôde experenciar momentos de espiritualidade, reflexão, formação e convivência.

Inserida dentro do ciclo do Natal, a experiência possibilitou rezar e aprofundar a temática da Encarnação do Senhor, desde a Segunda Semana dos Exercícios Espirituais. Um dos pontos altos de inserção política promovida pelo Centro dentro da programação, foi a participação na posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Dereky Flores, de João Pessoa, Paraíba, partilha que o seu sentimento quanto a EncarNação foi transcendental: “Lá foi possível o diálogo entre os ensinamentos de Santo Inácio de Loyola e os temas políticos que abarcam nossa nação brasileira. Todos nós tivemos a chance de experienciar nossa espiritualidade ligada as causas sociais, isso foi uma verdadeira ligação com nosso papel no mundo enquanto cristãos”, comenta.

Gestar mudanças pessoais e coletivas

A organização da atividade, além das temáticas propostas para reflexão e da proposta de “encarnar uma nova nação, uma nova pessoa em um novo tempo”, foram pontos altos para Karlliane, de Goiânia, Goiás.

“Me senti pertencente e motivada a ser quem eu sou. Me fez querer ter mais contato com Deus e seguir essa paz que é tão primordial para nosso crescimento pessoal. Resumindo, foi uma experiência única, que me encheu de amor, de esperança, de alegria e de agradecimento”, relembra Karlliane.

Carlos Cleberson lembra da atividade como marco na sua caminhada pessoal de fé e política. “É consolador saber que não estou só na luta por um mundo onde haja justiça social”, comenta o jovem paraense. Ele lembra do sentido comunitário como elemento importante do encontro do grupo em Brasília.

“A dinâmica de comunidade torna-se importante à medida em que vamos partilhando e acolhendo o outro, com suas histórias e suas raízes! Somos diferentes em diversos aspectos, mas nossa comunidade tem um desejo singular de que o Brasil seja uma país onde todos e todas tenham voz e vez!”, comenta Carlos.

O grupo participou, ainda, da posse do presidente Lula, na Esplanada dos Ministérios, elemento de vivência que estava dentro da programação da atividade: “A posse foi um detalhe de uma caminhada muito significativa que o EncarNação fez em cada um de nós! Que possamos dentro de nossas realidades ressoar o que vivemos por esses dias!”, partilha Carlos.

Viver a comunidade do encontro encarnada na realidade

Concluímos a experiência com o coração aquecido e consolado, animados em sermos comprometidos e conscientes com os rumos de nosso país desde onde cada um/a está, sendo sinal da encarnação de Jesus, que é esperança e certeza de dias melhores e com mais justiça”, ressalta Gabriel Pacheco, pastoralista do Centro MAGIS Burnier.

Pequeno Poema, em Gratidão
Companheiras,
Companheiros.
Uma breve reflexão
Que traduz o coração.

Desde o primeiro dia
Uma chama acendeu.
O Grito por liberdade
Enfim apareceu.

Eu vim desprovido,
Alianças formei,
Conheci tantos amores
No qual não os esquecereis.

Estava aqui pensando…
E palavras resolvi soltar:
Dizendo o quão importante
É militar!

Foram dias intensos!
Formações nos fez pertencer,
Isso me faz agradecer,
Ao MAGIS Burnier.

Foi uma experiência incrível!
Sentimentos me saltam o coração…
Não há como não falar,
Do MAGIS EncarNação.

Teve Espiritualidade.
Política e Arte também.
Lutar pela Democracia,
É o que nos mantém!

Em dias, foram poucos.
Mas as memórias nos mantêm.
Eu só tenho agradecer.
Por poder pertencer.

Gratidão pelo carinho
Gratidão pela recepção
Gratidão ao criador
Por nos doar tanto amor.
(David Amancio, São Paulo-SP)

Compartilhar.
Deixe uma resposta