Além dos jovens que vieram das duas presenças de Escolas da Rede Jesuíta de Educação em Teresina, Piauí, participaram, ainda, jovens do Movimento Eucarístico Jovem e de paróquias da região.

Alunos e antigos alunos das escolas da Rede Jesuíta de Educação das unidades Escola Santo Afonso Rodriguez e Colégio Diocesano, jovens do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) e de paróquias de Teresina, participaram dos Exercícios Espirituais para jovens 1ª e 2ª Etapa. Promovida pelo Espaço MAGIS Teresina, a atividade foi uma das Experiências MAGIS de Verão, realizada entre os dias 16 e 18 de dezembro, na capital piauiense e contou com a presença de 23 jovens.

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola possibilitam tomar consciência de nós mesmos a partir do encontro consigo, com Deus, com o outro. Logo, uma experiência de encontro com o Ressuscitado. Por sua vez, o encontro gera/motiva para o seguimento de Jesus Cristo.

“A 1° etapa dos exercícios espirituais para os jovens foi uma experiência única e uma oportunidade incrível de encontro com Deus. O retiro foi um momento significativo em que foi possível uma aproximação com o Senhor, um momento de reflexão, que melhorou a minha vida de oração e me possibilitou ter um encontro com Deus”, relembra o jovem Luiz Fernando Ferreira.

Ouvir a voz de Deus que fala no silêncio

O silêncio é um dos caminhos que levam a esse diálogo íntimo de encontro com Jesus a partir dos Exercícios: silêncio poético, espiritual, físico que faz abrir a mente, os olhos, os ouvidos e o coração. “Os exercícios do retiro Espiritual foram muito interessantes por partir do ponto em que, ‘para ouvir a Deus, precisamos silenciar’. Na maior parte do tempo ficamos calados para poder meditar e refletir como Deus fala conosco e para que”, partilha Gabriel.

Gabriel partilha a alegria de participar das atividades coletivas desde as danças aos momentos de partilha em grupo. “Gostei muito da experiência pois não tinha tido ainda a oportunidade de conhecer algo semelhante, foi único e novo para mim. O ambiente também favoreceu muito a paz e tranquilidade por estarmos ligados o tempo todo com árvores, folhas, som de pássaros… gostei muito”, conta Gabriel.

Participar do retiro organizado pelo Espaço MAGIS foi uma alegria muito grande, pude aprender a silenciar-me e observar em cada detalhe o Deus criador. Aquele final de semana foi um momento ímpar na minha vida. Experimentei a experiência do meditar, um momento de isolamento das coisas que nos tiram o foco de Deus, e quando estava em meditação, aprendi que o silêncio fala por nós. Espero um dia poder continuar vivenciando esse retiro inaciano e poder aprender cada vez mais a silenciar-me para que Deus possa falar por mim”, conta Kauan Rodrigo Araújo.

Exercícios Espirituais em etapas para Jovens

Os Exercícios Espirituais são um modo de oração que ajuda a criar proximidade e intimidade com Deus, através do contato com a Palavra, com o outro e com a realidade, considerando a pessoa em suas dimensões psicológica, social, afetiva, familiar e eclesial. Por meio do método de oração de Santo Inácio de Loyola, os Exercícios nos ajudam a tomar consciência de nós mesmos, a encontrar Deus em nossa história e a assumir o Seu chamado para o seguimento de Jesus Cristo.

Eles são organizados em cinco etapas e ajudam o jovem a viver uma experiência pessoal de oração, abrindo-se para o envolvimento com o Projeto de Deus, no serviço aos irmãos, à Igreja e à sociedade.

Nos EEJ, o silêncio, o acompanhamento espiritual, a partilha e a oração pessoal e comunitária possibilitam ao jovem um relacionamento pessoal com Deus e com ele mesmo. Tudo isso proposto e realizado de modo dinâmico, com o jeito de ser da juventude, colaborando para que o jovem cresça na fé e no desejo de mais amar e servir a Deus e aos irmãos.

Os EEJ ajudam a juventude a crescer espiritual e apostolicamente, através da experiência do amor de Deus e do seguimento de Jesus.

Fonte: Centro MAGIS Anchietanum

Compartilhar.
Deixe uma resposta