EEJ reúne participantes do Rio de Janeiro e da França em um final de semana de escuta e entrega 

Compartilhe :
Facebook
Email
X
LinkedIn
WhatsApp

Confiança, escuta e entrega: jovens vivem experiência transformadora com os Exercícios Espirituais no Rio

Guilherme Freitas via MAGIS Brasil 
com informações de Vera Mota 

Entre os dias 6 e 8 de junho, 15 jovens participaram do retiro dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ), promovido pelo Espaço MAGIS Rio, na Casa Carpa, zona norte da cidade. O encontro teve início na sexta-feira (06), às 18h30, e seguiu até as 16h do domingo (08), reunindo participantes do Rio de Janeiro e também um jovem da França, que atravessou o oceano para viver essa experiência de espiritualidade inaciana. 

A proposta foi oferecer as etapas 1 e 2 dos EEJ, com momentos de silêncio, oração pessoal, partilhas e acompanhamento espiritual. A primeira etapa foi conduzida pelos colaboradores voluntários Cláudia Cruz e Fernanda Sobrinho. Já a segunda etapa teve como acompanhantes a colaboradora voluntária Vera Mota e o padre jesuíta Paul Schweitzer, SJ. O encontro foi coordenador pelo Pe. Jucélio Oliveira, SJ. 

O fim de semana coincidiu com a celebração de Pentecostes, o que reforçou o clima de escuta e abertura à ação do Espírito Santo. Para o jovem Cipriano Jean, de 25 anos, vindo da França, a experiência foi marcada por entrega e renovação interior: 

“Eu vim aqui no retiro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio com muito confiança. Me entreguei e fiquei aberto para o que o Senhor do universo quisesse neste período. Saí renovado, leve, confiante na vida!” 

Além da profundidade espiritual, o retiro também foi marcado por um momento de leveza e reconhecimento. Com o desejo de incentivar a equipe organizadora e de valorizar a dedicação dos acompanhantes, a colaboradora Vera Mota propôs de forma espontânea e bem-humorada a criação de um “Prêmio MAGIS em Simpatia”.  

A ação simbólica homenageou três pessoas que se destacaram pela presença acolhedora ao longo da experiência: o jovem Michel (jovem em simpatia), a instrutora Fernanda Sobrinho (colaboradora em simpatia) e o Pe. Paul Schweitzer, SJ, (padre em simpatia), que há mais de 50 anos acompanha jovens em diversas iniciativas pastorais. 

A premiação consistiu em um “certificado” simbólico com o nome e a foto dos homenageados, além de um bombom Ouro Branco, representando uma “medalha de ouro” oferecida em tom de brincadeira e afeto. O gesto gerou risos, emoção e um clima de descontração entre a equipe, sendo especialmente significativo para Fernanda, que vivia sua primeira experiência como instrutora dos EEJ. 

“Foi algo simples, mas que trouxe alegria para todos. O Pe. Paul ficou rindo, dizendo que só tinha ele de padre ali, então é claro que ganharia. A Fernanda ficou muito contente também, foi um incentivo importante para que continue ajudando os jovens aqui no Rio”, partilhou Vera. 

A vivência integra o itinerário formativo do Programa MAGIS Brasil e tem como objetivo despertar nos jovens um olhar mais profundo sobre si mesmos, sobre Deus e sobre seu papel no mundo. Inspirados pela espiritualidade inaciana, os Exercícios oferecem um caminho de discernimento, silêncio fecundo e escuta atenta ao chamado de Deus na vida de cada um. 

Compartilhe :
Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe uma resposta