Representantes do MAGIS Brasil, Anchietanum e da Companhia de Jesus se reuniram com lideranças locais para colaborar na construção das atividades voltadas às juventudes no Encontro das CEBs da Área Litorânea do Espírito Santo, que acontecerá em agosto
Guilherme Freitas via MAGIS Brasil com informações de Sheila Silva
No domingo, 8 de junho, o município de Iconha (ES) foi palco de um importante momento de articulação em vista do Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), de modo especial no planejamento das atividades voltadas às juventudes. O encontro acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto, no pavilhão da Associação dos Caminhoneiros do Espírito Santo (ASCAMES), reunindo as sete paróquias da Área Pastoral Litorânea do Espírito Santo. Com o tema “CEBs em Missão!”, o evento busca fortalecer a missão evangelizadora a partir das bases comunitárias, numa perspectiva sinodal e de Igreja em saída.
A Área Pastoral Litorânea integra a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O encontro das CEBs é uma iniciativa dessa região eclesial, com forte envolvimento das paróquias locais e de diferentes expressões da Igreja diocesana.
A preparação das atividades com as juventudes contou com a colaboração de representantes do Programa MAGIS Brasil, do Centro MAGIS Anchietanum e da Companhia de Jesus, que se uniram a lideranças locais com o objetivo de apoiar a construção desse momento formativo e participativo. Estiveram presentes o padre Edson Tomé, SJ, Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil; o Ir. Douglas Turri, SJ, Secretário Executivo do Eixo Vocações do Programa MAGIS; Alessandra Custódio, Gerente do Centro MAGIS Anchietanum; Guilherme Freitas, Coordenador de Comunicação do MAGIS Brasil; Giovani do Carmo, Coordenador dos Eixos Pedagogia da Formação, Voluntariado e Inserção Sociocultural do Programa MAGIS; Ana Luísa de Queirós, Secretária do Anchietanum; os jovens Manuel Gomes e Alan Oliveira, Candidatos à Companhia de Jesus; e Sheila Silva da Cunha, Coordenadora Paroquial de Pastorais e Movimentos e integrante da Equipe de Organização do Evento.
A reunião destacou a importância de envolver as juventudes em todo o processo de construção. Ainda que os jovens não estejam diretamente engajados neste primeiro momento, uma das preocupações da equipe é garantir que esse envolvimento aconteça de forma concreta, usando a metodologia do ver, julgar e agir, que é uma característica própria das CEBs, para escutá-los, compreender suas realidades e, juntos, discernirem os temas mais urgentes a serem tratados. A proposta é que o encontro seja uma experiência de missão e escuta ativa, onde a juventude não seja apenas destinatária, mas parte integrante da caminhada.
Ainda no domingo (08), os participantes da reunião marcaram presença na celebração do oitavo dia da Trezena de Santo Antônio, padroeiro da paróquia de Iconha. A missa foi presidida pelo padre Edson Tomé, SJ, e teve como tema “Chama Viva de Esperança e Dons”, refletindo sobre a presença constante do Espírito Santo na vida da Igreja. Concelebraram o padre Paulo Finkler, SJ, pároco local; o padre Félix Tarquinho, SJ, vigário paroquial; e o diácono Marcos Evangelista Mongin. A celebração reuniu a comunidade para alimentar a esperança e fortalecer o compromisso com a missão.
A expectativa é que o encontro previsto para agosto seja um passo importante em um processo mais amplo de escuta, discernimento e construção comunitária. A presença da Companhia de Jesus, por meio do Programa MAGIS Brasil, somando esforços à realidade diocesana local, confirma o compromisso da ordem em apoiar processos eclesiais, especialmente no acompanhamento das juventudes em seus projetos de vida.
Essa disponibilidade reforça o movimento de uma Igreja sinodal, comprometida com a formação de novas lideranças e atenta aos apelos do tempo presente, em sintonia com as Preferências Apostólicas Universais e com as prioridades da Província dos Jesuítas do Brasil.


