A pandemia de coronavírus que o mundo enfrenta interpela cristãos e cristãs a refletirem sobre o sentido da vida. Neste momento, é fundamental termos os olhos fixos em Jesus para que possamos descobrir o que, de fato, é essencial. A familiaridade com a pessoa de Jesus pode iluminar a nossa vida e nossas atitudes. É uma proposta para alicerçar nossa vida na vida de Cristo. Não estamos sozinhos, estamos juntos e Deus está conosco.

Convidamos todos e todas a entrarmos em sintonia espiritual e orarmos em intenção comum pelo fim da epidemia, pelos doentes, pelos que cuidam dos doentes, pelos que estão recolhidos em casa, pelas autoridades responsáveis por criar medidas de contenção da pandemia.

Entraremos em oração comum às 20h de hoje, 19 de junho. Cada um de suas casas, estaremos unidos, como comunidade dos seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré, que consola e convoca à vida.

Você pode fazer o momento de forma individual, se estiver só; ou convidar seus familiares para rezarem junto com você.

 

Precisamos do Senhor

Ambientação: acenda uma vela, diminua as luzes, silencie o celular e procure conectar-se consigo mesmo/a, com as pessoas que estão com você, com as outras que estão rezando em outras partes do país e com Deus. É um momento de sentir que “tudo está interligado”.

Preparação: encontre uma posição confortável. Respire, profundamente, várias vezes. Tome consciência que está na presença de Deus.

Recordação: traga à memória as notícias, as imagens vistas ao longo do dia, as pessoas e perceba como está seu coração. Sinta os sentimentos, os pensamentos. Ouça seu coração. Se ajudar, você poderá tocar no seu pulso para sentir o pulsar de seu coração. Se estiver com sua família, podem fazer um breve momento de partilha desses sentimentos e pensamentos.

Inspiração: “‘Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?’ O início da fé é reconhecer-se necessitado de salvação. Não somos autossuficientes, sozinhos afundamos: precisamos do Senhor como os antigos navegadores, das estrelas. Convidemos Jesus a subir para o barco da nossa vida. Confiemos-Lhe os nossos medos, para que Ele os vença. Com Ele a bordo, experimentaremos – como os discípulos – que não há naufrágio. Porque esta é a força de Deus: fazer resultar em bem tudo o que nos acontece, mesmo as coisas ruins. Ele serena as nossas tempestades, porque, com Deus, a vida não morre jamais” (Papa Francisco. Momento extraordinário de oração em tempo de pandemia).

Preces:

  • Senhor, pedimos que inspire em nós o espírito de humildade em nossa relação contigo e com cada um de nossos irmãos e irmãs. Que possamos sempre voltar o nosso olhar a Ti e não a nós mesmos e que possamos encontrá-Lo no serviço aos demais.R.: Senhor, escutai a nossa prece.
  • Senhor, pedimos para que, diante da realidade, possamos “refletir para tirar proveito”, a fim de que nossa vida seja iluminada pela Palavra e que a compreensão dos acontecimentos seja dentro do modo de ser e proceder de Jesus Cristo. Que, assim, a nossa vida pós-pandemia seja transformada em direção ao bem comum e que não voltemos a repetir hábitos que já nos maltratavam antes desta tempestade.
  • Senhor, pedimos por aqueles que mais têm sofrido diante desta pandemia, principalmente pelos mais pobres. Que encontrem auxílio e apoio no serviço de outros irmãos e dê ânimo a todos nós para que não cansemos de lutar para que seja garantido a cada ser humano o direito de existir de maneira digna.
  • Senhor, pedimos que possamos experimentar a mesma mansidão e serenidade que os discípulos experimentaram ao entregarem seus medos e angústias a Jesus. Que a paz invada nosso coração e nos impulsione a em tudo amar e servir.

Gesto concreto: Se assim for orientado e adequado, retomar as atividades cotidianas com prudência, zelo e precaução.

Pai-Nosso

Oração Final: Senhor, dá-nos a graça da sensibilidade. “Onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz”. Dá-nos coragem para amar e servir. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Compartilhar.
Deixe uma resposta