Um final de semana para refletir sobre o Projeto de Vida das juventudes, com um recorte especial no aspecto do acompanhamento

Elionardo Azevedo via MAGIS Brasil

Com o tema “Juventude e Projeto de Vida: Construindo um Futuro Cheio de Esperança”, nos dias 07 e 08 de outubro, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) realizou o segundo módulo da formação destinada a orientar os jovens na construção de um futuro cheio de esperança. O objetivo da atividade foi instigar os participantes a refletirem e compreenderem os aspectos estruturais e existenciais envolvidos no processo de construção do Projeto de Vida das juventudes, para melhor acompanhá-los.

A formação conta com a parceria do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional Ceará e reuniu educadores/as, catequistas, clérigos, religiosos, religiosas, pais e jovens líderes, pessoas que, principalmente, acompanham jovens em âmbito pastoral, espiritual e vocacional. Este segundo módulo foi dividido em três blocos, nos quais em cada turno ocorreu a apresentação do tema, momentos de diálogo sobre o assunto entre os participantes em grupos menores, e posterior síntese e compartilhamento do aprendizado.

Os facilitadores neste segundo módulo foram Márcia Rocha Ferreira (Especialista em Juventudes); Irmã Janaína Silva, FI (Mestre em Teologia) e o diretor do CIJ, Padre Marcos Venturini, SJ (Especialista em Juventudes). E a mediação ficou a cargo de Thaís Araújo (Especialista em juventudes).

É importante destacar este ensejo

A especialista em juventudes, Márcia Rocha, ressalta: “A oportunidade de oferecer uma formação qualificada para os acompanhantes de jovens a partir da perspectiva das realidades juvenis é um importante passo para entendermos de maneira mais ampla o nosso trabalho e qualificarmos as nossas ações”. Ao tentarmos entender o conceito de projeto de vida, Irmã Janaína, FI, pontua que “Projetar a vida é dar sentido à nossa própria existência”.

Partilhando a troca de saberes do módulo

“O acompanhamento com as juventudes me ensina a conviver com o outro e para o outro sem me desfazer de mim, mas dentro de um campo em que eu posso ser resiliente e ressignificar, entendendo meus limites e até onde eu possuo conhecimento, e estar sempre disposta a buscar conhecimento e procurar em lugares mais coerentes e coesos”, partilha a professora e conselheira juvenil Karina Catunda.

A última parte da Formação para acompanhar jovens na construção de um futuro cheio de esperança acontecerá em novembro. A próxima temática será: “Acompanhamento de jovens: contribuição da espiritualidade inaciana”.

Compartilhar.
Deixe uma resposta