Entre os dias 15 e 25 de dezembro, aconteceu a missão de Natal, organizada pelo Centro MAGIS Burnier, nos municípios de Sanclerlândia e Itaberaí, ambos pertencentes à Diocese de Goiás

Eleildo Alves via MAGIS Burnier

A missão realizada em duas cidades da Diocese de Goiás contou com a participação de jesuítas em formação, noviços recém admitidos ao noviciado, jovens inquietos vocacionalmente, leigos, religiosas de congregações de espiritualidade inaciana, como as Irmãs de São Pedro Canísio, as religiosas missionárias de Nossa Senhora das Dores e as Irmãs do Preciosíssimo Sangue de Jesus. 

A missão visou estabelecer diálogo intercongregacional no campo da realidade paroquial, sendo presença junto do povo de Deus em perspectiva sinodal, sobretudo com os considerados “descartados da sociedade”, jovens e religiosos de diversas partes do país e do mundo, foram presença numa realidade de inserção no Centro-oeste brasileiro somando forças com a igreja local, visitando, escutando e celebrando.

Eduardo Ferreira e Ir. Josiane Horta

“A experiência da Missão de Natal foi um processo novo e cheio de surpresas agradáveis, esse movimento de encontro com as pessoas, de escuta e participação da realidade em que vivem, me remeteu ao nascimento de um Deus que em seu amor infinito pela humanidade abaixou-se tornando-se um como nós, somente por amor. Volto para minha realidade muito agradecida, pela oportunidade profunda de vivência com a comunidade de Sanclerlândia e com os missionários das muitas realidades, que assim como eu tinham o desejo de encontrar com o outro e por fim fomos surpreendidos pelo mistério de um Deus-Menino tão generoso”.
Ir. Josiane Horta (RMNSD) 

Na paróquia de Itaberaí e na paróquia de Sanclerlândia, a missão aconteceu em duas etapas: na zona rural e na zona urbana. Em ambas, os missionários visitantes, divididos dois a dois, foram acolhidos pelas famílias locais e saíram em visitas pelas casas, ouvindo histórias, participando do cotidiano da região, rezando com o povo e cantando.

O padre Marques Martins, Pároco de Sanclerlândia, partilha:

“A nossa Comunidade Paroquial foi agraciada com a presença dos missionários (as) que vieram de diversos lugares para juntos realizarmos a Missão de Natal aqui em Sanclerlândia. Foram 10 dias intensos de visitas, orações, escutas e confraternizações. Estamos felizes e agradecidos por termos acolhido essa experiência proposta inicialmente pelo Centro MAGIS Burnier. Gratidão!”

Além das celebrações próprias do tempo do advento e do Natal, aconteceu em Sanclerlândia, um Luau com a juventude, momento de integração, de provocação vocacional e de reflexão à luz da palavra de Deus. O jovem Wyctor Rodrigues, liderança da Paróquia de Nossa Senhora da Abadia, partilhou suas impressões sobre a Missão de Natal:

“Poderia dizer que a missão realizada em Sanclerlândia foi muito importante para a comunidade local. Uma vez que Jesus já estava presente nessas comunidades, fomos ao encontro dele na simplicidade, escutando mais uma vez o Seu Evangelho. Sem dúvidas, a vitalidade desta igreja local, com o apoio de missionários de cada canto do país e do mundo, pôde se revigorar em uma conexão profunda com as comunidades e os setores.”

A Equipe do Centro MAGIS Burnier agradece a todos(as) que contribuíram para que essa missão fosse possível, de modo especial, à rede Inaciana de Juventude, MAGIS BRASIL, e à Diocese de Goiás, através dos Párocos de Itaberaí, Padre Martins Daniel Bertuzzi e do Pároco de Sanclerlândia, Padre Marques Martins, que nos deram assistência e abertura para o serviço no território paroquial, bem como a todos(as) os(as) religiosos e religiosas, leigos e leigas implicados nessa missão. 

Essa é uma primeira etapa da Reflexão que será aprofundada logo mais, com a Experiência encarNAÇÃO, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2024, quando os jovens conhecidos ao longo do caminho nesta e em outras vivências estarão novamente reunidos tratando da realidade das juventudes negras e periféricas.

Compartilhar.
Deixe uma resposta