Em carta enviada a participantes de encontro da Pastoral da Juventude Latino-Americana (PJ), Francisco convida jovens a se prepararem para Jubileu 2025
MAGIS BRASIL com Vatican News
Entre os dias 15 e 20 de julho, jovens de toda a América Latina estão reunidos em Assunção, no Paraguai, para o 21º Encontro de Líderes Nacionais da Pastoral da Juventude Latino-Americana (PJ). Por essa ocasião, o Papa Francisco enviou uma carta aos participantes.
No texto, afirma esperar que este encontro “lhes permita identificar os desafios e as oportunidades que enfrentam com a ajuda do Espírito Santo”. “Vocês são o presente, sejam corajosos”, acrescenta, “eu os encorajo a se agarrarem firmemente às suas raízes e seguirem em frente sem medo. Busquem a unidade entre todas as diferenças.”
O Pontífice também incentiva os jovens a trabalhar pela justiça que leva à paz efetiva e duradoura, a construir o bem comum e a fecundar a felicidade, para continuar crescendo o Reino de Deus.
Juventude, etapa de otimismo, energia e esperança
Em uma carta anterior, datada de 27 de maio e endereçada aos bispos responsáveis pela PJ e aos organizadores do evento, o Santo Padre garante que “a juventude é essa etapa da vida normalmente caracterizada por um otimismo natural, energia e esperança”. Além disso, os exorta a “deixar que Cristo transforme seu otimismo natural em amor autêntico; um amor que sabe se sacrificar, que é sincero, real e genuíno, para que sua juventude seja um dom para Jesus e para o mundo e assim vocês poderão gastar sua vida de forma digna e frutífera”.
Por fim, Francisco os confia à Virgem Maria e lhe pede que acompanhe seus passos e interceda por eles, “para que, junto com as crianças, os adultos e os idosos, em comunhão intergeracional, sejam protagonistas de uma Igreja cada vez mais sinodal, discípula e missionária”. O Papa ainda agradece especialmente aos jovens paraguaios pela organização do encontro e convida a todos “a continuar se preparando durante este Ano de Oração, para celebrar o próximo Jubileu 2025 com alegre esperança”.