Memória, alegria e esperança. Esses três sentimentos nos ajudam a compreender um pouco do que aconteceu no último domingo, 17 de setembro, na cidade de Russas (CE), durante a celebração da inauguração do Espaço MAGIS Padre Fayos. O evento aconteceu na recém-inaugurada casa, situada ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Comunidade Bom Sucesso, que agora abriga mais um ponto de serviço do Programa MAGIS Brasil para as juventudes.

O evento que marcou a abertura oficial das atividades do Espaço teve seu início com apresentações musicais de jovens russanos. A celebração eucarística foi presidida por Pe. Jonas Caprini, SJ, e concelebrada por Pe. Ademir Carvalho, vigário paroquial, Pe. Claudio Lorencini, Superior da Plataforma Apostólica Nordeste I da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) e pelos padres jesuítas que fazem parte da coordenação da rede inaciana de juventude.

‘’Vivemos uma experiência de intensa fraternidade, acolhida e motivação para a construção de uma sociedade mais justa no último domingo, em Russas. Os (as) jovens do MAGIS Padre Fayos transmitiram para nós, equipe de coordenação do Programa, um novo ânimo e motivação para seguirmos trabalhando em missão com as juventudes de nosso país’’, partilhou Jonas, que destacou o processo de construção coletiva do novo Espaço. ‘’ Eles (as) [jovens] se organizaram, nos solicitaram apoio, e, inspirados pela memória viva de nosso companheiro Pe. Fayos, protagonizaram todo o processo de elaboração e construção desta nova obra para as juventudes’’, enfatizou Caprini.

O nascimento deste novo Espaço MAGIS no Ceará é, de fato, fruto da articulação, organização e protagonismo da juventude russana. Inspirados por experiências vividas junto ao Centro MAGIS Inaciano de Juventude (CIJ), jovens da Pastoral da Juventude (PJ) e da Comunidade Bom Sucesso se uniram para transformar o sonho em realidade. ‘’Já possuíamos o desejo de ter um espaço de juventude aqui em nossa cidade, portanto, quando conhecemos o MAGIS a ideia de trabalhar para realizar essa vontade foi ficando mais forte’’, nos contou Mônica Cordeiro (23), colaboradora do Espaço MAGIS Pe. Fayos. ‘’Com o apoio dos jesuítas, em especial de padre Luiz Araújo Junior, desenvolvemos tudo: desde o marco referencial, passando pela reforma da casa, até a produção dos materiais de divulgação’’, destacou a jovem Mônica.

Memória viva de Padre Fayos

O jesuíta espanhol José Andrés Fayos Lloret, SJ, popularmente conhecido como Padre Fayos, foi a figura escolhida para dar nome ao mais novo Espaço MAGIS do Ceará. Mas, por quê? Segundo Angélica Gonçalves (28), jovem russana que conheceu e conviveu com Fayos, a obra é, também, mais um dos frutos das sementes plantadas pelo espanhol. ‘’Padre Fayos nos ensinou a lutar por uma sociedade mais justa, tendo Cristo como guia. A vida dele, que sempre esteve ao lado da juventude, ainda ressoa muito fortemente em nossos corações’’, partilhou Angélica.

Padre Fayos faleceu em 5 de julho de 2017, aos 72 anos, em Fortaleza (CE). Sua vida sacerdotal foi marcada pela opção preferencial pelos pobres e pela simplicidade com que exercia seu ministério. Antes de falecer, Fayos atuava como vigário paroquial e celebrava missas em Russas há mais de dez anos.

Bem-vindo, Espaço MAGIS!

O Programa MAGIS Brasil deseja as boas-vindas ao mais novo Espaço MAGIS de sua rede. Que a atuação desta nova obra seja sinal de esperança em tempos de tanta violência e ausência de direitos das juventudes de nosso país. Para saber mais sobre o Espaço MAGIS Padre Fayos, curta a página no facebook ou escreva um e-mail para: [email protected]. Confira, abaixo, um vídeo que conta um pouco do que aconteceu no dia da inauguração:


Texto: Programa MAGIS Brasil

Compartilhar.
Deixe uma resposta